A Logitech apresentou nesta segunda-feira (17) a Logitech MX Ink, primeira caneta stylus da marca dedicada aos óculos de Realidade Virtual (VR) e Mista (MR). Preparado com a família Meta Quest em mente, o acessório permite manipular objetos, escrever e desenhar no espaço 3D, contando com os recursos avançados esperados de uma stylus e uma lista já bem ampla de aplicativos compatíveis.

  • Galaxy Ring tem suposto estojo de recarga vazado com visual de Galaxy Buds
  • Como evitar que a Meta use suas imagens em Inteligências Artificiais
Espécie de “Apple Pencil” para os óculos Meta Quest, a Logitech MX Ink possibilita desenhar, escrever e modelar em todos os eixos 3D (Imagem: Reprodução/Logitech)

Enquanto a suposta Apple Pencil com suporte ao Vision Pro não vira realidade, a Logitech saiu na frente com a MX Ink, desenvolvida para os óculos Meta Quest 2 e Meta Quest 3. A novidade não foge do formato tradicional de outras stylus, prometendo boa ergonomia, e funciona com bateria para o rastreamento e uso de gestos.

As funcionalidades também são similares às vistas em tablets, mas adaptadas para o mundo 3D: há duas pontas extras inclusas no pacote (uma fina e uma mais espessa), e é possível ajustar via software as curvas de pressão e os atalhos vinculados ao gesto de dois toques na lateral. O dispositivo suporta ainda seis graus de liberdade (6DoF), o que significa que ela consegue reconhecer gestos em todos os eixos tridimensionais.


Podcast Porta 101: a equipe do discute quinzenalmente assuntos relevantes, curiosos, e muitas vezes polêmicos, relacionados ao mundo da tecnologia, internet e inovação. Não deixe de acompanhar.

Também estão presentes botões configuráveis para atalhos e um motor para feedback háptico e, mais interessante, a MX Ink pode ser usada tanto em gestos “no ar” quanto em superfícies 2D, havendo uma espécie de “mousepad” vendido à parte para facilitar esse tipo de interação.

 

Ainda de acordo com a Logitech, a caneta interage de forma rápida e natural com os controles dos Meta Quest, e será compatível com um número considerável de apps, incluindo Gravity Sketch, PaintingVR, Arkio, Engage, OpenBrush, Gesture VR e ShapesXR, bem como Adobe Substance Modeler e Elucis reproduzidos a partir do PC usando o Oculus Link/Air Link.

Com todos os recursos sendo aproveitados, o lançamento ofereceria até sete horas de autonomia. A recarga é feita através da porta USB-C embutida, mas uma base de suporte e recarga estará disponível para compra no lançamento.

Preço e disponibilidade

A Logitech MX Ink começa a ser vendida em setembro, com preço sugerido de US$ 129.99 (~R$ 705). Não há informações de disponibilidade no Brasil, mas considerando que a linha Meta Quest não é vendida de forma oficial por aqui, é pouco provável (ainda que não impossível) que a caneta seja trazida para cá.

Leia mais matérias no ItechNews .

Trending no :

  • Câmara dos EUA aprova banimento de drones da DJI
  • Antonov An-22 | Maior avião turboélice do mundo vai ser aposentado; conheça
  • 5 motores de carros mais resistentes do mundo
  • Review Samsung Q600C | Uma soundbar com ótimo custo-benefício
  • Duolingo libera aulas de música e matemática em português
  • Terremotos, tsunamis e furacões podem extinguir 10% dos animais