Apesar de ganhar novidades com certa frequência, ainda existem certas ferramentas ou funções que faltam no Instagram. Muitas delas já existem há anos em outras grandes plataformas como Facebook e X (antigo Twitter, mas que, por algum motivo, não marcam presença na rede social das fotos.

  • Como colocar Notas do Instagram pelo PC | Guia Prático
  • 10 dicas de especialistas para crescer no Instagram

10 recursos que deveriam existir no Instagram

O preparou uma lista com coisas que ainda faltam, sendo que muitas delas podem se tornar realidade e outras têm grandes chances de jamais saírem do papel.

1. Baixar fotos e vídeos por padrão

Não daria para começar a lista sem citar a falta de um atalho nativo para fazer download de conteúdo audiovisual. Não que isso seja impossível, pois você pode recorrer a soluções de terceiros para baixar fotos e vídeos alheios, além de dispor de botões para salvar seus próprios arquivos publicados nos Stories e nos Reels.


CT no Flipboard: você já pode assinar gratuitamente as revistas no Flipboard do iOS e Android e acompanhar todas as notícias em seu agregador de notícias favorito.

A questão é que seria muito mais fácil e prático se a própria rede social da Meta contasse com uma opção para fazer download em qualquer post no modo público. Afinal, já que há inúmeras formas de ter acesso ao material de outros seguidores, por que não disponibilizar logo um botão para baixar o negócio? O Facebook, por exemplo, também é da Meta e tem essa opção.

2. Editar comentários nas publicações

Que atire a primeira pedra quem jamais enviou um comentário com erro ortográfico ou com uma palavra trocada pelo bendito corretor (sempre ele, não é mesmo?). Pois bem, demorou para a Meta lançar um recurso de edição que contemple os comentários.

Vale destacar que essa possibilidade também já existe há anos no Facebook. Então qual é a justificativa para não estender a função para o Instagram?

Por ora, você pode apenas editar mensagens na DM e em posts que já foram publicados no Instagram.

3. Modo “quem visualizou seu perfil”

No melhor estilo Orkut e LinkedIn, há quem dê falta de uma ferramenta para mostrar as pessoas que visitaram a sua conta. 

É claro que uma parte do público detestaria tamanha falta de privacidade para navegar na rede social, mas ao menos a função poderia ser disponibilizada como opcional dentro das configurações da conta. Desse modo, só “entraria na brincadeira” quem quisesse.

Apesar de não haver nada do gênero, você pode testar outros métodos para descobrir quem andou xeretando o seu perfil no Instagram.

O Facebook permite que qualquer pessoa edite seu próprio comentário, opção ausente no Instagram (Imagem: Captura de tela/Fabrício Calixto/)

4. Compartilhar publicações no feed

A vida no Instagram seria muito mais fácil se houvesse um botão para compartilhar publicações no feed, com um selinho de repost no canto — algo na mesma pegada de ferramentas consideradas clássicas e até mesmo básicas em redes sociais como Facebook e X (antigo Twitter).

Isso facilitaria incontáveis ações, incluindo divulgação de produtos, compartilhamento de memes e por aí vai. Ao menos é possível republicar conteúdo nos Stories apenas selecionando a opção para isso.

5. Abrir Stories de forma anônima

O Instagram não permite assistir a Stories de forma anônima, o que pode ser algo bem desanimador para quem gosta de fuçar o perfil dos outros sem deixar rastros.

É de se imaginar que a plataforma opte por “caguetar” geral por questões envolvendo segurança e privacidade. Ainda sim, no entanto, o modo anônimo não deixa de ser uma função que faz falta na rede social.

Quem quiser investigar perfis alheios pode recorrer a métodos alternativos e gratuitos para fazê-lo sem ser detectado.

6. Fazer post gigante

Essa forma de publicação começou como um bug do Instagram e rapidamente acabou caindo nas graças do público, com direito a inúmeros perfis postando conteúdos gigantescos no feed. Contudo, por se tratar de um erro, a rede social removeu a ferramenta em questão de poucos dias, deixando muitos “órfãos” que haviam gostado do negócio.

Seria muito bem-vindo se a Meta desse um passo atrás e trouxesse esse erro de novo à ativa, que, diga-se de passagem, foi um baita acerto no curto tempo em que durou.

7. Gerenciar o ordem no feed

Quem gosta de manter um perfil sempre harmônico e bem organizado sente muita falta de uma ferramenta para gerir a ordem das publicações. Essa ausência é uma queixa recorrente no trabalho de influenciadores e de administradores de contas profissionais.

Ao postar qualquer foto ou vídeo no feed, o material fica disponível em ordem cronológica, mas o Instagram bem que poderia pensar em um recurso para realocar cada “quadradinho” do perfil sem precisar deletar ou publicar um conteúdo extra para isso.

8. Descobrir quem compartilhou a sua publicação

Se a curiosidade matasse, boa parte do público já teria passado dessa para a melhor por não saber quem compartilhou sua publicação. Não somente pela bisbilhotagem em si, mas a função faz muita falta para influenciadores e profissionais de gestão de redes sociais, pois a métrica poderia sugerir o nível de engajamento de um post e que tipo de público está atingindo.

Além disso, pensando em quem prefere a discrição, o Instagram poderia implementar o recurso como opcional para não comprometer a privacidade de ninguém. Até o momento, você pode ter acesso apenas à quantidade de compartilhamentos dos Stories e dos Reels.

O Instagram até entrega quantas vezes sua publicação foi compartilhada, mas não revela a identidade dos perfis (Imagem: Captura de tela/Fabrício Calixto/)

9. Descobrir quem não te segue

Poucas coisas são mais dolorosas na internet do que seguir alguém e não ser seguido de volta. Brincadeiras à parte, a rede social da Meta não conta com uma solução para exibir quem não dá follow back, forçando você a acessar a lista “Seguindo” da pessoa e pesquisar pela sua @ ou então usar apps de terceiros para descobrir essa ingratidão.

O recurso não é novidade e já existe há anos no X, citando somente um exemplo. Então, seria bacana se a Meta mostrasse um selinho “segue você” quando você acessa o perfil de alguém. 

10. Recursos do app na versão para PC

Longe de ser uma queixa exclusiva do Instagram, mas sempre que o aplicativo móvel da rede social recebe uma novidade legal, leva o maior tempo para que ela seja portada para a versão para computadores.

A exemplo disso, é possível destacar recursos básicos como DMs e Notas, que demoraram a dar  as caras no desktop.

Outra ausência notada pela comunidade é um atalho para enviar Stories pelo PC. Você até pode suprir essa função através do Meta Business Suite, caso sua conta seja comercial, mas a ferramenta de gerenciamento profissional é muito limitada em personalização de conteúdo, forçando o público a usar o app principal no celular.

De todo modo, seria interessante se a Meta lançasse suas novidades simultaneamente para PCs e celulares. Se você usa a rede social em um computador, vale a pena conferir nosso guia prático que inclui diversas dicas úteis de uso.

Leia mais matérias no ItechNews .

Trending no :

  • 5 tecnologias e fatos interessantes sobre o BYD King
  • Swapa Zip | Conheça microcarro elétrico que cabe em qualquer vaga
  • Western Digital lança SSD baratinho WD Blue SN5000 de 4 TB
  • TecToy anuncia o PC portátil Zeenix, voltado para games
  • 🔥 COM CUPOM | Compre Galaxy S24 Ultra de 512 GB com ótimo desconto
  • Galaxy Tab S10 Ultra vaza por completo sem grandes mudanças