A Samsung pode estar com dificuldades para produzir o seu novo chip Exynos 2500. Informações internas indicam que a empresa não está vendo os resultados esperados para o chip que equiparia a linha Galaxy S25, e por isso os topos de linha devem recorrer a plataformas Snapdragon. Apesar disso, a coreana estaria buscando alternativas para salvar sua produção de chips próprios. 

  • IA PCs com CPUs Intel Lunar Lake chegam no início de setembro
  • Review One UI 6.1 | Interface com ainda mais personalização
Novos processadores Exynos 2500 prometem salto de performance e eficiência, mas marca tem dificuldades de produção (Imagem: Divulgação/Samsung)

De acordo com o portal coreano ZDNET, o aproveitamento que a empresa estaria vendo uma taxa de aproveitamento próxima a apenas 20%. Ou seja, apenas um em cada cinco chips produzidos nos wafers (placas com material semicondutor) poderiam ser usados nos smartphones. 

Mesmo que seja uma taxa considerada muito baixa, ela já esteve pior e com proporções que ficavam em apenas um dígito no passado. Estima-se que a taxa de aproveitamento dos chips precisa ficar em pelo menos 60%, para que seja viável realizar a produção em massa. 


Siga no Instagram: acompanhe nossos bastidores, converse com nossa equipe, tire suas dúvidas e saiba em primeira mão as novidades que estão por vir no .

A dificuldade para desenvolver o Exynos 2500 com consistência é bastante relacionada com o fato de que a plataforma traz uma nova litografia de 3 nanômetros, contra quatro nanômetros da geração anterior. A medição é referente à distância entre os transistores (que controlam a passagem de energia) de um chip, em que a maior proximidade tende a tornar o componente mais rápido e eficiente. 

Galaxy S25/S25 Plus pode trocar plataforma Exynos pelo Snapdragon (Imagem:  Ivo Meneghel Jr/)

Caso não consiga aumentar as taxas de aproveitamento do Exynos 2500, a empresa precisará utilizar o Snapdragon 8 Gen 4 em todos os modelos da linha Galaxy S25. No entanto, o chip da Qualcomm deve ter um preço consideravelmente mais caro para a Samsung, inclusive por conta de fatores econômicos como a desvalorização da moeda coreana. 

Mesmo com as dificuldades atuais, a Samsung ainda pode iniciar a produção de GPUs próprias para as plataformas Exynos, de acordo com o que apontaram fones internas. Desta forma, a coreana encerraria sua parceria com a AMD. 

A linha Galaxy S25 deve ser anunciada apenas no início de 2025, mas a Samsung deve tomar uma decisão relacionada aos processadores daqui a algumas semanas ou meses. O modelo Ultra é esperado com novos sensores para as câmeras traseiras, entre outras novidades aguardadas.  

Leia mais matérias no ItechNews .

Trending no :

  • Magalu e AliExpress firmam parceria histórica para venda de produtos
  • Chatbot de IA vai deixar você falar com o seu “eu do futuro”
  • Piratas do Caribe | Tamayo Perry, ator e surfista, morre no Havaí
  • Remédio que faz dente nascer de novo será testado no Japão
  • TecToy anuncia o PC portátil Zeenix, voltado para games
  • As 50 piadas mais engraçadas do Google Assistente