Perto de um famoso aglomerado estelar, há um faixa escura que obscurece a observação dos astrônomos: a Nebulosa Dark Doodad. Ao lado da grande estrela gama Muscae, esses objetos compõem o cenário peculiar destacado pela NASA nesta terça-feira (25).

• O que é uma nebulosa e como ela se forma?
  • Veja fotos das nebulosas da Hélice e da Águia feitas pelo Observatório da Unesp

O aglomerado estelar NGC 4372 é um dos muitos que podem ser observados com um telescópio caseiro nas proximidades da região de Carina, mais especificamente na constelação de Musca. Por isso, muitos astrônomos amadores acabam se deparando também com a longa faixa marrom à direita.

Essa nebulosa ocupa cerca de três graus no céu, equivalente a seis vezes o diâmetro da Lua Cheia. Seu nome é uma expressão coloquial em inglês para “coisa” ou “troço”, provavelmente devido ao formato confuso.

CT no Flipboard: você já pode assinar gratuitamente as revistas no Flipboard do iOS e Android e acompanhar todas as notícias em seu agregador de notícias favorito.

Também é conhecida como LDN 1780, a Dark Doodad é uma nuvem molecular, ou seja, sua densidade permite a formação de moléculas como hidrogênio molecular (H2), monóxido de carbono (CO) e amônia (NH3).

(Imagem: Reprodução/Martin Pugh/Rocco Sung)

Por fim, a estrela gamma Muscae pode ser vista à direita superior do aglomerado, adicionando ainda mais beleza ao cenário celeste com um contraste de cor.

Aglomerado NGC 4372

O aglomerado globular NGC 4372 é um dos mais antigos conhecidos, com idade estimada em 12 bilhões de anos. Por isso é considerado importante para estudos sobre o universo primitivo e as primeiras gerações de estrelas.

As estrelas do aglomerado são pobres em ferro, mas apresentam maior quantidade de magnésio e titânio que o Sol. Com brilho fraco, o NGC 4372 não é fácil de se observar, principalmente devido à localização — a Dark Doodad e a Gamma Muscae anulam as cores azuis, tornando-a “pálida”