O Magazine Luiza e o AliExpress firmaram uma parceria para facilitar o acesso de produtos importados no mercado brasileiro. Por meio do projeto “Muralha”, o e-commerce chinês vai vender itens diretamente no Brasil no site e no app do Magalu. Em contrapartida, o Magalu venderá produtos do estoque próprio dentro do site brasileiro do AliExpress. O  explica como o acordo irá funcionará e o que você, como cliente, pode esperar no futuro.

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A parceria visa “democratizar o acesso a produtos de todas as partes do mundo, com preços acessíveis e o melhor custo-benefício”, segundo o CEO do AliExpress para a América Latina, Kai Li. Além disso, o e-commerce chinês, do Alibaba, espera reduzir não só preços, como também prazos de entrega.

“É uma oportunidade para acelerar o marketplace local do AliExpress e melhorar a experiência dos nossos usuários, oferecendo maior diversidade de produtos em território nacional e reduzindo prazos de entrega. Entendemos a importância do Magalu na história do varejo brasileiro e o compromisso da empresa com os consumidores. Acreditamos nesta união que tem tudo para ser duradoura e trazer bons resultados”, disse Kai Li.


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Como funciona a parceria entre Magalu e AliExpress

A colaboração entre Magalu e AliExpress tem dois efeitos principais para os consumidores brasileiros:

  • A venda de produtos da categoria Choice, do AliExpress, no site do Magalu, com aplicação do certificado de Remessa Conforme, da Receita Federal;
  • A oferta de produtos vendidos e entregues pelo Magalu no site do AliExpress, com entrega internacional.

Por meio da parceria, a plataforma asiática quer facilitar ainda mais o acesso a produtos Choice ao vendê-los pelo Magalu. A linha engloba produtos de diversas categorias no AliExpress. As ofertas vão de peças de vestuário a ferramentas e acessórios de computador e telefonia. Ao comprar direto pelo e-commerce chinês, estes itens têm prazos de entrega menores, e a plataforma garante a qualidade deles.

Já usuários do AliExpress poderão encontrar alguns produtos vendidos e entregues pelo Magalu no site do AliExpress, em especial bens duráveis, pesados e mais caros. Isso significa que os itens brasileiros serão elegíveis para promoções, cupons de desconto e frete otimizado.

Esquema da parceria entre Magalu e AliExpress (Imagem: Magalu/Divulgação)

Colaboração começa a valer já em julho

De acordo com o CEO do Magalu, Frederico Trajano, a parceria entra em vigor em 31 de julho deste ano.

É a primeira vez que o AliExpress vende itens em uma plataforma terceira, e que o Magalu age como vendedor em outro marketplace.

Frederico Trajano (à esquerda) e Kai Li (à direita), assinando o acordo de parceria em Guangzhou, China (Foto: Magalu/Divulgação)

Em coletiva de imprensa, Trajano explicou que a parceria começou a ser elaborada no final de 2023. Porém, as negociações aceleraram para acompanhar as novas regras de tributação para compras internacionais do programa Remessa Conforme, da Receita Federal do Brasil.

E os impostos, como ficam?

No quesito impostos, a parceria entre o Magalu e o AliExpress não muda as taxas que os clientes de ambas as lojas já pagam, de acordo com o programa Remessa Conforme. O Magalu, inclusive, explicou ao  que:

“O Magalu já é certificado no Programa Remessa Conforme e fará todas as implementações necessárias seguindo a regulamentação brasileira. A taxação de 20% sobre os produtos importados segue essas regulamentações fiscais. Esta taxa será aplicada automaticamente no momento da compra, garantindo que todos os impostos sejam pagos corretamente, facilitando o processo para os consumidores e evitando surpresas no momento da entrega”, afirmou a empresa brasileira. 

Inclusive, não haverá diferença na taxação entre Magalu e AliExpress. Os clientes pagarão os mesmos impostos ao comprar em qualquer uma das duas lojas. Na prática, se um produto Choice custar R$ 1.500 no AliExpress — já com os impostos inclusos —, por exemplo, ele terá o mesmo preço no Magalu. 

Parceria com benefícios mútuos

A partir de 31 de julho, tanto o Magalu quanto o AliExpress esperam se beneficiar de forma mútua com a parceria.

O CEO do Magalu comentou que a loja brasileira deve ter aumento no número de compras de produtos internacionais. Como a empresa já está de acordo com o Remessa Conforme, é mais fácil e seguro adquirir itens de fora vendidos pelo AliExpress.

Por outro lado, o AliExpress poderá ter aumento de receita por meio dos produtos do Magalu vendidos na plataforma, já que são itens com ticket médio mais alto.

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