Neste sábado (7), Ainda Estou Aqui, filme brasileiro dirigido por Walter Salles (Central do Brasil) e estrelado por Selton Mello e Fernanda Torres, ganhou o prêmio de Melhor Roteiro do Festival de Veneza 2024.

  • Clique e siga o no WhatsApp
  • Ainda Estou Aqui | Onde assistir ao filme brasileiro aclamado em Veneza

O longa-metragem baseado na obra de mesmo nome de Marcelo Rubens Paiva foi ovacionado por mais de dez minutos em sua estreia no evento. E, neste sábado, no encerramento da competição, teve a estatueta de melhor roteiro entregue a Murilo Hauser e Heitor Lorega, roteiristas do projeto.

O Leão de Ouro, premiação máxima do festival, acabou ficando com The Room Next Door, primeiro filme em língua inglesa do diretor Pedro Almodóvar.


Entre no Canal do WhatsApp do e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

Filme fala de ditadura e direitos humanos

Filme brasileiro ganhou a estatueta de Melhor Roteiro no Festival de Veneza (Imagem: Divulgação/Globoplay)

Baseado na história real de Eunice Paiva, mãe de Marcelo Rubens Paiva, Ainda Estou Aqui se passa durante a Ditadura Militar brasileira e segue os passos de Eunice após o desaparecimento do marido, o deputado Rubens Paiva.

Levado pelos militares em 1971 para prestar depoimento, Rubens nunca mais voltou para casa, tendo sua morte oficializada em 1996, vinte e cinco anos após seu sumiço.

O filme mostra a trajetória de Eunice após a tragédia se abater sobre sua família, levando a matriarca dos Paiva a sustentar cinco filhos sozinha e enveredar pelo ativismo político em busca de justiça pelo companheiro.

Falecida em 2018, a advogada tornou-se uma figura bastante proeminente no cenário político e social do país, sendo especialmente reconhecida pelo tempo e esforço que dedicou à luta pelos direitos humanos no Brasil.

Na trama, Fernanda Torres é quem dá vida a Eunice na época da ditadura. Já Fernanda Montenegro, que faz uma participação especial no longa, aparece como uma versão mais velha da protagonista.

Fernanda Montenegro e Fernanda Torres dão vida à protagonista do filme em momentos diferentes de sua vida (Imagem: Divulgação/Instagram)
  • Cansado de perder tempo procurando preços baixos? Inscreva-se no Ofertas e receba as melhores promoções no seu celular!

Fernanda Torres está cotada para o Oscar

Fernanda Torres, inclusive, a grande estrela da produção, vem sendo cotada como uma das possíveis candidatas ao Oscar 2025 de Melhor Atriz. Sites internacionais como Variety apostam no nome da brasileira como uma das indicadas – o que a faria repetir o feito de sua mãe, Fernanda Montenegro, indicada por Central do Brasil, em 1999.

Ainda Estou Aqui, uma produção original Globoplay, foi escolhida também para fazer parte do Festival de Toronto (TIFF) e para a 62ª edição do Festival de Nova York, em uma campanha bastante expressiva, que há tempos não se via para um filme brasileiro.

Leia mais matérias no ItechNews .

Trending no :

  • Quais são os melhores celulares até R$ 2.500? Confira 4 opções
  • Samsung libera One UI 6.1.1 para Galaxy S24 e anuncia update para outros modelos
  • Vidas Bandidas | Band leva série do Disney+ com Juliana Paes para a TV aberta
  • Telegram alcança 10 milhões de assinantes e desativa a função Pessoas Próximas
  • Motorola Moto S50 estreia com chip MediaTek e cores Pantone
  • Drone DJI Neo chega ao Brasil com apenas 135 g e gravação em 4K