Em uma publicação no PlayStation Blog nesta segunda-feira (9), a Sony confirmou que fará uma apresentação técnica especial nesta terça-feira (10) para falar de “inovações em tecnologia para games”. Embora não tenha mencionado o PS5 Pro, a crescente onda de rumores apontando que o anúncio aconteceria nesta semana reforça a ideia de que o console vai, de fato, ser exibido amanhã.

  • Clique e siga o no WhatsApp
  • Revelado o motivo de a Sony lançar o PlayStation 5 Pro
  • Chegou a hora de comprar um PlayStation 5?

Outro indício de que estamos prestes a conhecer a nova versão do PlayStation 5 é que a apresenteção será conduzida por Mark Cerny. Arquiteto-líder do PS5, foi ele quem apresentou o videogame originalmente em março de 2020, numa conferência online extremamente técnica e que detalhou todas as especificações e capacidades do console.

Agora, a Sony fala em uma nova “apresentação técnica com 9 minutos de duração que focará no PS5 e inovações em tecnologia para games” também conduzida por Cerny.


Entre no Canal do WhatsApp do e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

O que esperar da apresentação da Sony?

A expectativa é que o arquiteto da Sony apresenta não só o PS5 Pro, mas também detalhe suas especificações técnicas, recursos e funcionalidades que há tanto tempo vêm sendo alvo de rumores.

Arquiteto-líder do PlayStation 5, Mark Cerny volta ao palco nesta terça-feira (10) para, supostamente, detalhar o PS5 Pro, seus recursos e ficha técnica (Foto: Reprodução/PlayStation)

Nas últimas semanas surgiram uma série de boatos apontando para as melhorias de upscaling e taxa de quadros do PS5 Pro. Ao que tudo indica, o console entregará desempenho até 45% superior em relação ao modelo original lançado em 2020 e incorpore a PlayStation Spectral Super Resolution (PSSR), uma tecnologia proprietária de upscaling para oferecer imagens em 4K e a 60 FPS com o auxílio de inteligência artificial.

O console também deve trazer um novo SoC feito sob medida pela AMD. Batizado de “Viola”, ele seria fabricado em litografia aprimorada de 6nm da TSMC, contendo os mesmos 8 núcleos e 16 threads do modelo original, mas com incremento de 300 MHz no clock de operação — saltando de 3,55GHz para 3,85GHz.

A GPU integrada do PS5 Pro deve ter recursos baseados tanto na arquitetura RDNA3 quanto RDNA4. Com isso, o novo console conseguiria entregar até 3x mais desempenho em ray tracing, oferecendo uma experiência de gameplay mais fotorrealista para os jogadores.

Arte comemorativa aos 30 anos do PlayStation publicada pela Sony antecipou que estaríamos próximos de conhecer o PS5 Pro (Imagem: Captura de tela/PlayStation)

O PS5 Pro terá 16 GB de memória RAM com velocidade de 18 Gbps, 4 Gbps a mais que o modelo original. O armazenamento também seria maior: 2 TB em SSD contra 1 TB do PS5 Slim atualmente no mercado.

Mesmo com a empolgação para conhecer o PS5 Pro, há quem acredite que a Sony ainda não vai falar sobre o videogame. Para essa parcela do público, a apresentação servirá para demonstrar melhorias no sistema de retrocompatibilidade do PlayStation 5, além das capacidades aprimoradas de streaming de games via Remote Play.

Como e onde assistir à apresentação da Sony?

A apresentação técnica de 9 minutos que deve relevar o PlayStation 5 Pro acontecerá nesta terça-feira (10) às 12h, horário de Brasília.

O evento será transmitido no canal oficial da PlayStation no YouTube.

Leia mais matérias no ItechNews .

Trending no :

  • Evento da Apple | Como assistir ao lançamento do iPhone 16
  • “É questão de tempo para que dobráveis substituam iPhones”, diz CEO da Honor
  • Galaxy S24 FE vaza de novo, agora revelando suas opções de cor
  • Professora da UnB descobre que veneno de marimbondo combate câncer
  • GTA 6 pode ser adiado para consoles e PC, diz informante
  • 10 melhores carros para comprar por até R$ 90 mil em 2024