Bluesky e Threads ficaram em alta no Brasil após a suspensão do X no Brasil, determinada no final de agosto. Ambas as redes sociais são focadas em textos curtos e receberam uma grande migração de contas brasileiras após o bloqueio do antigo Twitter — no caso da Bluesky, 85% dos 2,6 milhões de novos usuários registrados na primeira semana sem o X foram do país. 

  • Clique e siga o no WhatsApp
  • Threads ou Bluesky: quem evoluiu melhor como rede social?

Enquanto alguns perfis já decidiram qual rede usar, muita gente segue na dúvida sobre a melhor opção. Para isso, o decidiu comparar as plataformas com pontos positivos e negativos.

Bluesky

A Bluesky tem muita relação com o X: o projeto foi idealizado pelo cofundador e ex-CEO do Twitter, Jack Dorsey, e se tornou independente após a venda da empresa para o bilionário Elon Musk. Por isso, muitos usuários notam semelhança entre ambos os apps.


Entre no Canal do WhatsApp do e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

Prós

Saiba os pontos positivos a favor da rede:

1. Muita personalização

A Bluesky é uma rede descentralizada, ou seja, não tem vínculo com uma única empresa ou servidor. O protocolo AT Protocol, no qual a plataforma é construída, permite que a própria comunidade crie novas ferramentas para personalizar a experiência.

Um desenvolvedor brasileiro já criou uma extensão similar à tela de assuntos do momento do X, por exemplo, enquanto também é possível adicionar rótulos personalizados para cada perfil, como forma de destacar as principais características da conta. Além disso, a própria rede oferece recursos interessantes, como a opção de criar um feed próprio e personalizar o nome de usuário com um domínio específico.

2. Moderação em alta

Enquanto o X recebia muitas críticas pela falta de moderação, a Bluesky tenta seguir um caminho contrário — a Diretora de Operações da rede já comentou ao que esse é um dos fatores mais importantes da plataforma. Além do monitoramento de denúncias, é possível bloquear, ocultar e silenciar perfis.

Além disso, a plataforma também traz ferramentas “anti-toxicidade” que ajudam o indivíduo que quer ocultar um conteúdo que não necessariamente viola os termos de uso, mas pode incomodar alguém, como marcar um perfil como “rude”. Esse sistema lembra os serviços de moderação do Reddit, no qual há um conjunto geral de regras mas a comunidade também pode tomar algumas ações por conta própria.

Bluesky tem ferramentas para ocultar posts e silenciar contas (Imagem: Reprodução/Bluesky)

3. Experiência similar ao X

Quem usava o X com frequência pode notar uma semelhança muito grande na parte visual: a interface lembra muito o ex-Twitter de alguns anos atrás na disposição dos feeds e nos ícones de interação. Portanto, o apelo visual se tornou um ponto positivo da Bluesky para trazer usuários brasileiros.

 

Contras

A plataforma ainda tem alguns problemas — veja quais:

1. Falta de recursos básicos

A Bluesky é um pouco mais nova que o Threads: o concorrente da Meta foi lançado em julho do ano passado, enquanto a rede social existia em versão Beta desde 2022 mas só foi liberada ao público em fevereiro deste ano. Por conta disso, a plataforma não conta com algumas funções básicas que existiam no X e no próprio rival.

Uma das ausências mais sentidas é a dos vídeos, que são liberados aos poucos no app. Além disso, não é possível salvar publicações para vê-las mais tarde e acessar uma tela de assuntos em alta.

Bluesky ainda não permite salvar posts para vê-los mais tarde (Imagem: Captura de tela/André Magalhães/)

2. Somente para contas públicas

Não é possível criar contas privadas na rede devido ao protocolo AT, que foi desenvolvido para priorizar conversas públicas em várias plataformas diferentes. Isso pode ser um fator negativo para muitas pessoas que trancavam a conta no X por questões de privacidade ou para impedir que visitantes vissem os posts.

Por outro lado, ainda existem algumas funções para diminuir a visibilidade da conta: é possível impedir que pessoas sem cadastro vejam os posts e limitar a coleta de dados por sites de terceiros.

3. Entraves na interface

Na parte visual, a Bluesky lembra muito o X, mas a interface ainda parece que precisa de alguns ajustes. O app para desktop exige alguns cliques a mais na tela para atualizar o feed, por exemplo, e pode não responder a alguns comandos com o mouse da mesma forma que o antigo Twitter fazia.

No celular, o controle dos feeds personalizados e dos “Starter Packs” (listas de recomendações de contas para seguir) pode parecer um pouco confuso no começo. Não são fatores que atrapalham a experiência, mas é importante pontuá-los.

Threads

O Threads é a aposta da Meta no segmento de textos curtos: a plataforma segue algumas ideias de descentralização, mas exige que todas as pessoas cadastradas tenham uma conta no Instagram (é possível remover o vínculo depois). 

Prós

Confira as principais vantagens:

1. Recursos similares ao X

O Threads não deve em nada ao X com relação aos recursos presentes: existem opções para publicar vídeos, acessar tópicos em alta, salvar posts e personalizar feeds, entre outras ferramentas. Muitos deles, inclusive, ainda não chegaram À Bluesky.

A integração com o Instagram também torna a rede uma boa opção para publicar posts com imagens, já que a plataforma usa um sistema de carrossel de imagens diferente de outras redes.

3. Ótima experiência em computadores

A versão para desktop do Threads se destaca pela interface fluida e pelas opções de personalização. A rede social permite configurar a tela em várias colunas verticais, nos moldes do X Pro (antigo Tweetdeck) e promove uma experiência muito satisfatória.

Assim, o usuário consegue separar a tela entre dois feeds principais, um com as recomendações do algoritmo e outro com as contas seguidas, além de trazer espaço para seguir temas específicos ou adicionar colunas com o próprio perfil ou a aba de busca da rede.

Interface com colunas verticais do Threads é um dos pontos positivos da rede (Imagem: Captura de tela/André Magalhães/)

3. Maior base de usuários

Influenciadores e marcas podem preferir o Threads por um motivo simples: a base de usuários. De acordo com dados publicados pela própria rede, são mais de 175 milhões de contas ativas por mês — a Bluesky, por exemplo, tem apenas 9 milhões de perfis.

Portanto, a rede da Meta leva imensa vantagem quando o assunto é alcançar um público maior, mesmo sem opções de monetização. Além disso, é possível encontrar posts em destaque no Instagram e no Facebook, outras redes sociais que pertencem à Big Tech.

 

Contras

Veja alguns pontos negativos da plataforma:

1. Feed aleatório em evidência

Sim, o Threads possui um feed cronológico somente com posts de contas que você segue, mas o feed aleatório é ativado por padrão na rede. A versão para celulares ainda “esconde” a opção “Seguindo” dentro de um menu na tela inicial, enquanto X e Bluesky alternam entre feeds apenas ao deslizar para o lado.

Isso pode gerar um incômodo para quem chega à rede, já que a linha do tempo mostra muitas publicações de contas que não são seguidas pelo usuário.

2. Precisa de vínculo com o Instagram

O Threads exige que você tenha uma conta no Instagram na hora de criar uma conta na plataforma. A rede da Meta é uma das mais populares do Brasil, então é improvável que alguém precise fazer dois cadastros de uma só vez, mas nem todo mundo quer que as pessoas do Instagram vejam o que é publicado no Threads. 

Por outro lado, se você cansar do app de textos, pode excluir o perfil por lá sem afetar a conta na outra rede.

Threads é vinculado ao Instagram (Imagem: Captura de tela/André Magalhães/)

3. Experiência diferente do X

Este é um argumento muito subjetivo e não tem muitos fatores técnicos ou visuais que reforçam a opinião, mas o Threads parece uma experiência muito diferente do que era o X: é um espaço amigável para influenciadores, marcas e criadores de conteúdo, mas não tem a mesma força para incentivar discussões entre as comunidades. 

Qual vale mais a pena?

A resposta depende da experiência que a pessoa quer seguir: se o objetivo é recriar a experiência do X, a Bluesky é uma opção melhor e mostra um futuro promissor com relação à moderação de conteúdo. O Threads, por outro lado, é muito maior e pode funcionar como uma rede social para quem não tinha tanta vontade assim de engajar com o antigo Twitter.

LEIA TAMBÉM:

  • Telegram alcança 10 milhões de assinantes e desativa a função Pessoas Próximas
  • Austrália terá idade mínima para usar Instagram, TikTok e outras redes sociais
  • iPhone 16 Pro Max X Galaxy S24 Ultra | Qual é mais potente?

Leia mais matérias no ItechNews .

Trending no :

  • iPhone 16 Pro Max X Galaxy S24 Ultra | Qual é mais potente?
  • Nubank encerra compra e venda de Nucoins ao reformular programa de benefícios
  • Galaxy S25 Ultra ganha imagens com provável visual redesenhado
  • Anatel amplia 0303 para combater ligações de spam
  • Google One lança plano Lite com 30 GB de armazenamento no Brasil
  • Galaxy S24 FE passa na Anatel e já pode ser vendido no Brasil