O nariz sangrando é um problema que afeta muitas pessoas, quando há a combinação entre o ar seco e o calor excessivo. Oficialmente, o sangramento nasal é conhecido como epistaxe e, na maioria das vezes, dura poucos minutos.

  • Clique e siga o no WhatsApp
  • Como aliviar sintomas de uma crise de rinite alérgica

Entre os principais fatores de risco para o nariz sangrando, está a baixa umidade relativa do ar, o que é comum durante os meses mais secos ou em dias com onda de calor ou com excesso de fumaça das queimadas. 

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), o ideal para a saúde é que o índice de umidade do ar fique em torno de 60%. Quando a umidade cai para menos de 30%, é esperado o ressecamento das vias respiratórias, o que pode fazer o nariz sangrar. 


Entre no Canal do WhatsApp do e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

O que é epistaxe?

Para entender o que é epistaxe, vale compreender o que faz o nariz sangrar. Quando o ar está muito seco, as pessoas mais sensíveis podem relatar ardência, irritação e até mesmo dificuldade para respirar.

Para hidratar, o uso de soro nasal ajuda a evitar o problema do nariz sangrando (Imagem: Astrakanimages/Envato Elements)

Todo esse ambiente seco acaba fazendo com que as membranas internas do nariz ressequem, o que afeta os minúsculos vasos sanguíneos da região. Assim, podem ser mais facilmente danificados, o que gera o rompimento e o sangramento na cavidade nasal. A porção anterior do septo nasal costuma ser o local mais afetado nestes casos, onde está o plexo de kiesselbach.

“Sangramentos nasais geralmente não são um sinal de algo sério. Eles são comuns, particularmente em crianças, e a maioria [dos episódios] pode ser facilmente tratada em casa”, destaca o Serviço Nacional de Saúde (NHS), do Reino Unido, em artigo.

O que pode ser nariz sangrando?

Embora o clima seco e o calor sejam os principais fatores que causam o nariz sangrando, há outras possibilidades. Em caso de infecção bacteriana ou viral, pode ocorrer o sangramento.

Crises de rinite alérgica também podem desencadear o sangramento do nariz. Além disso, traumatismos (pancadas no nariz), cutucar o nariz, assoar o nariz com muita força, corpos estranhos ou mesmo o uso de medicamentos que afetam a coagulação do sangue causam a epistaxe. 

O que fazer com nariz sangrando?

Em caso de nariz sangrando, é preciso adotar algumas medidas para estancar o sangramento na mucosa nasal, como indica artigo da Universidade Johns Hopkins, nos Estados Unidos.

Nesses casos, a pessoa com o nariz sangrando deve seguir as seguintes orientações:

  • Usar um pedaço de papel ou de pano para pressionar suavemente o nariz acima das narinas;
  • Não reduzir a pressão para checar se o sangramento parou;
  • Inclinar a cabeça para a frente junto ao corpo;
  • Não deitar ou inclinar a cabeça para trás, evitando que o sangue seja engolido;
  • Respirar pela boca;
  • Se engolir sangue, ele deve ser cuspido.

Para a maioria das pessoas, o sangramento vai parar em 5 a 10 minutos. Para impedir novos episódios de epistaxe, não se deve cutucar ou assoar o nariz por algum tempo. Também vale beber muita água e evitar esforço físico pelo resto do dia. 

Se o sangramento não parar naturalmente, é preciso buscar ajuda médica, com um otorrinolaringologista. Em pacientes em que o nariz sangrando é algo recorrente, algumas medidas podem ser adotadas, como a cauterização das veias do nariz. 

Limpeza e hidratação do nariz

Para reduzir o risco de sangramentos e manter a saúde nasal, é importante manter a limpeza interna e a hidratação da região, como indica Maura Neves, médica otorrinolaringologista do Hospital Universitário da Universidade de São Paulo (HU-USP) e consultora da Libbs Farmacêutica.

Seguras e sem contraindicações, a limpeza e a hidratação nasal podem ser feitas com solução salina, líquida e em gel. É o “famoso” soro, em diferentes versões, bastante usado por quem já tem problemas respiratórios. Em tempo de secas, o uso deve ser intensificado.

Com ar mais seco, é mais recorrente o nariz sangrando no calor, especialmente para quem se expõe ao sol em horários críticos (Imagem: Ketut Subiyanto/Pexels)

“Essas medidas contribuem para o desempenho das funções nasais como a umidificação, defesa e a filtragem do ar, prevenindo em até 40% os sintomas das crises alérgicas, gripes e resfriados em todas as épocas do ano”, explica a médica Neves.

Outra medida benéfica é o uso de umidificadores de ambientes, especialmente quando o ar está muito seco, já que vai aumentar a umidade relativa naquele espaço, beneficiando as vias áreas. Evitar o fumo e o fumo passivo também são igualmente importantes para a proteção da saúde nasal.

Leia mais matérias no ItechNews .

Trending no :

  • iPhone 16 Pro Max X Galaxy S24 Ultra | Qual é mais potente?
  • Homem-Aranha supera Stark com o traje mais avançado do Universo Ultimate
  • 🤑 BARATO | Compre Galaxy Tab S9 FE Plus em ótimo preço
  • 10 melhores SUVs para comprar com até R$ 100 mil em 2024
  • Quando acaba a onda de calor no Brasil?
  • Brasil x Paraguai | Como assistir ao jogo das Eliminatórias para a Copa?