A declaração foi dada no evento BTG Pactual CEO Conference 2023. Segundo o Valor Econômico, o presidente do BC disse que os “bancos começarão a ter mais digitalização em seus balanços”.
As instituições financeiras, segundo Campos Neto, estão ajudando muito na elaboração do projeto.
Um dia antes, no programa Roda Viva, da TV Cultura, o presidente do BC contou que pretende unir o real digital com o Pix e o Open Finance até 2024. Ele também afirmou que o piloto da moeda digital deve começar a rodar em breve.
Real digital será emitido pelo BC
O real digital não será uma criptomoeda como o bitcoin e tantas outras. Ele será uma moeda digital de banco central, ou CBDC, na sigla em inglês.
Isso significa que ela não será minerada, mas emitida pelo BC e repassada aos usuários por meio das instituições financeiras. Seu valor será estável em relação à moeda atual. Para quem não tem conta bancária, será possível guardá-lo em uma carteira digital.
Ou seja, é como o real de papel ou metal, só que digital.
Uma das diretrizes, inclusive, é que ele funcione também offline — afinal, se a ideia é substituir o papel e o metal, não dá para depender da internet.
Cronograma prevê lançamento em 2023
O projeto para a criação do real digital começou em agosto de 2020, quando o primeiro grupo de estudos sobre o tema foi formado pelo Banco Central.
As primeiras diretrizes para a moeda foram publicadas em maio de 2021. O desenvolvimento do real digital também envolveu desafios propostos para as empresas.
Em agosto de 2021, a previsão de lançamento era para 2023. Em outubro de 2022, um integrante do Laboratório de Inovações Financeiras e Tecnológicas (LIFT) disse que as primeiras unidades da moeda estavam sendo criadas. Ao que tudo indica, o projeto seguirá seu cronograma e estreará ainda este ano.
Com informações: Valor Econômico.
Banco Central vai começar testes do real digital com apoio de bancos
You must be logged in to post a comment.