A iniciativa vem da Abasp — associação sem fins lucrativos formada por empresas de ônibus, o Metrô e a CPTM para melhorar a bilhetagem — e da Secretaria de Transportes Metropolitanos (STM) de São Paulo.
A estação Barra Funda, da Linha 7, recebeu a nova catraca no último domingo (12).
Até o fim do mês, Jabaquara (Linha 1), Ipiranga (Linha 10) e Consolação (Linha 2) devem passar a ter equipamentos desse tipo.
Já a estação João Dias (Linha 5) aceita pagamento por NFC desde 2021.
A Autopass, empresa contratada pela Abasp, prometeu divulgar em breve a relação completa das estações que receberão as catracas com NFC.
Com os novos equipamentos, será possível embarcar usando cartões de crédito e débito com recurso contactless.
Também vai dar para usar carteiras digitais como Apple Pay, Samsung Pay e Google Pay, seja em smartphones ou smartwatches.
Adesão a crédito e débito ainda é pequena
O novo sistema deverá facilitar a vida de turistas e de passageiros ocasionais, que não vão mais precisar de um app ou das bilheterias para usar o transporte.
Atualmente, as estações de metrô e trem de São Paulo usam bilhetes com QR Code. É possível comprá-los nos totens de atendimento. Uma versão digital é vendida pelo aplicativo Top e por WhatsApp.
As catracas também aceitam cartões de transporte usados na Região Metropolitana de São Paulo, como o Cartão Top e o Bilhete Único.
E os ônibus? Um projeto-piloto foi anunciado em 2019, mas até agora, nem todos os veículos aceitam cartões. Uma placa de identificação na porta e no validador informa se dá para pagar no crédito ou no débito.
Outra limitação é a falta de integração tarifária. Com o Bilhete Único, é possível entrar em até quatro ônibus no período de três horas pagando apenas uma passagem. Com cartões de crédito ou débito, cada embarque é cobrado separadamente.
Metrô e trem de SP vão aceitar cartão de crédito e débito com NFC na catraca
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