A tela externa tem uma espécie de launcher que pode exibir até seis widgets como previsão do tempo, contatos, atalhos de apps e agenda, entre outros. Também é possível usar o teclado virtual e ver notificações. Ao abrir o aparelho, o smartphone continua com o mesmo aplicativo aberto.
Tela externa grande traz mais utilidade para dobrável
Entre os apps demonstrados pela Motorola, estavam o Google Maps e o YouTube. O Spotify ganhou um widget feito sob medida para o Razr 40 Ultra.
Também é possível fazer pagamentos com o dobrável fechado usando o Google Pay — o leitor de digitais fica na lateral, então dá para desbloquear o aparelho.
Outra utilidade da tela externa é na hora de usar a câmera. Como o aparelho é dobrável, ele pode ser apoiado em diversos ângulos, e o visor ajuda a acertar o enquadramento. Isso possibilita usar a câmera dupla do aparelho, que tem resolução e sensor maiores, além de uma lente ultrawide.
O Razr 40 Ultra tem ainda um modo de filmadora. Com o aparelho aberto em 90 graus, a gravação é exibida nas duas telas, interna e externa, para que tanto quem está filmando quanto quem está sendo filmado possa acompanhar o processo.
As possibilidades vão além do que a Motorola mostrou na apresentação. Usando o aparelho, dá para ver que ele roda o Android praticamente completo na tela externa. Até os três botões de navegação do sistema — voltar, início e multitarefas — estão ali, apertadinhos do lado das duas câmeras.
Com isso, é teoricamente possível rodar qualquer app ali. Alguns vão funcionar melhor que outros. O Chrome, por exemplo, entregou um resultado satisfatório quando eu tentei acessar o Tecnoblog.
Motorola Razr 40 Ultra deve ter companhia em breve
Essa telona é uma evolução interessante. Até agora, os smartphones dobráveis de formato flip — a linha Razr da Motorola e a família Galaxy Z Flip da Samsung — só ofereciam uma possibilidade de uso: abertos. Fechados, eles traziam apenas uma tela pequena, muito limitada.
É diferente dos dobráveis maiores, do formato fold, como o Pixel Fold e a linha Galaxy Z Fold. Eles são praticamente tablets que podem ser dobrados e usados como smartphones.
O Razr 40 Ultra é o primeiro dobrável do mercado brasileiro que pode ser usado mesmo quando fechado. Ele deve ganhar, daqui a alguns meses, a companhia do Galaxy Z Fold 5. Os vazamentos e rumores até aqui apontam que o próximo dobrável da Samsung vai ter uma telona na tampa.
Com isso, os dobráveis flip vão um pouco além do estilo e ganham mais utilidade. Poder escolher a música, responder uma mensagem ou ligar para alguém sem abrir o aparelho parece bastante prático.
Preço e disponibilidade
A Motorola trouxe para o Brasil apenas a versão de 8 GB de RAM e 256 GB de armazenamento do Motorola Razr 40 Ultra. Ela tem preço sugerido de R$ 7.999 e começa a ser vendida nesta quinta-feira (15), nos canais próprios da marca, nas redes Ponto e Casas Bahia e nas operadoras.
Ficha técnica – Motorola Razr 40 Ultra
- Processador: Snapdragon 8+ Gen 1 (3,2 GHz, octa-core)
- Memória: 8 GB de RAM + RAM Boost (memória virtual)
- Armazenamento: 256 GB
- Sistema operacional: Android 13
- Tela principal: 6,9 polegadas, pOLED, FHD+ (1080 x 2640 pixels), 165 Hz, HDR10+
- Tela externa: 3,63 polegadas, pOLED, 1056 x 1066 pixels, 144 Hz
- Bateria: 3.800 mAH
- Carregador: 33 W
- Câmera traseira principal: 12 megapixels, abertura f/1,59, estabilização óptica de imagem
- Câmera traseira secundária: 13 megapixels, ultrawide e macro, 108° de visão
- Câmera frontal: 32 megapixels
- Cores: preto e Viva Magenta
- NFC
- WiFi 6E
- NanoSIM e eSIM
- Bluetooth 5.3
- 5G
- Peso: 199 g
- Dimensões: 170,83 x 73,95 x 6,99 mm (aberto), 88,42 x 73,95 x 15,1 mm (fechado)
Motorola Razr 40 Ultra chega ao Brasil com tela externa que roda apps
You must be logged in to post a comment.