Depois de lançar cartão de crédito no Brasil, agora a Amazon se prepara a chegada da plataforma de audiolivros Audible. Ela ainda não foi oficialmente lançada, mas a página com informações sobre o teste do Audible já está no ar. A assinatura custa R$ 19,90 por mês, de acordo com o site oficial.

Arte que inclui a marca da Audible e um livro envolto por fones de ouvido
Amazon prepara lançamento da Audible no Brasil (Imagem: Vitor Pádua/Tecnoblog)

O assunto ganhou as redes sociais nos últimos dias principalmente por causa dos fãs de literatura. Além disso, a Audible está oferecendo até três meses grátis (no caso de clientes do Prime) para quem se inscrever na plataforma neste momento de soft launch – ou seja, o início tímido enquanto experimentações ainda são feitas.

Fase de testes

Print de site no computador
Site oficial da Audible destaca se tratar de uma versão de teste (Imagem: Reprodução/Tecnoblog)

O site oficial deixa muito claro que se trata de uma etapa de testes da Audible. “Nem todos os recursos e títulos estão disponíveis”, informa uma tarja. A empresa declarou ao Tecnoblog que a versão completa será disponibilizada em breve, sem mencionar uma data.

Ainda assim, os consumidores são convidados para um teste grátis de pelo menos 30 dias. A premissa dos audiolivros é que os leitores conheçam as histórias literárias por meio de narrações em áudio enquanto realizam outras tarefas. “Deixe-se levar enquanto se desloca de um lugar a outro” e “aprenda algo novo enquanto realiza suas tarefas diárias”, diz a Audible no material oficial.

Também existe a mensagem de que os audiolivros ajudam a relaxar e dar “um tempo das telas”, numa referência ao smartphones – mas que também poderia valer para o Kindle, também da Amazon.

Características da plataforma Audible

Nós não sabemos todos os detalhes sobre o funcionamento da Audible no Brasil, mas o site oficial menciona o acesso ilimitado a 100 mil títulos em diversos idiomas.

Alguns dos livros em destaque são A Sabedoria da Transformação (Monja Coen), Dom Quixote de la Mancha (Miguel de Cervantes), O Alquimista (Paulo Coelho), Vira-Lata de Raça (Ney Matogrosso), Como o Cérebro Cria (David Eagleman e Anthony Brandt) e Por que Gritamos (Elisama Santos).

Vários deles trazem o selo de “Only from Audible”, um indicativo de que são itens exclusivos da plataforma da Amazon.

Print de site aberto no computador, com destaque para o trecho: "O que está incluso? Acesso ilimitado a um catálogo com mais de 100 mil títulos, em diversos idiomas. Possibilidade de ouvir em diversos dispositivos, continuando de onde parou. Download de audiolivros uma só vez, podendo escutar offline, sem interrupções. Desconto de 30% para compras de audiolivros do catálogo adicional."
Site da Audible lista características da plataforma (Imagem: Reprodução/Tecnoblog)

O aplicativo da Audible para celular contempla sincronização do progresso de leitura (ou seria escuta?), download do título em um dispositivo e desconto de 30% para compras do chamado catálogo adicional. Por exemplo, o best-seller A Sutil Arte de Ligar o Fda-se* (escrito por Mark Manson e narrado por Zeca Lima) sai por R$ 41,99 para assinantes da Audible.

Alguns fãs da Amazon se queixaram na plataforma X (antigo Twitter) de que alguns livros são cobrados à parte por valores muito elevados. O material oficial explica que 300 mil títulos fazem parte desta categoria.

Print da página sobre o livro "A Sutil Arte de Ligar o F*da-se". Informa o teste grátis por 30 dias e o preço de R$ 41,99, entre outros elementos.
Livro fora do catálogo básico pode custar R$ 41,99 (Imagem: Reprodução/Tecnoblog)

Concorrência

A Audible existe nos Estados Unidos desde 1995 e foi comprada pela Amazon em 2008. Ao que tudo indica, o Brasil será a porta de entrada para a plataforma na América Latina, já que ela está presente no Canadá, em países da Europa, na Índia e no Japão.

A plataforma irá enfrentar a concorrência do sueco Storytel e da brasileira Tocalivros. Ambas oferecem assinatura mensal por R$ 19,90, o mesmo valor praticado pela gigante americana. Os períodos de testes variam de 7 a 15 dias nestas empresas.

Aviso de ética: ao clicar em um link de afiliado, o preço não muda para você e recebemos uma comissão.

Audible no Brasil: Amazon prepara chegada de serviço de audiolivro