Projeto criado por instituto brasileiro faz tradução em tempo real da Língua Brasileira de Sinais (Imagem: Divulgação/CESAR)
Projeto criado por instituto brasileiro faz tradução em tempo real da Língua Brasileira de Sinais (Imagem: Divulgação/CESAR)

O Centro de Estudos e Sistemas Avançados do Recife (CESAR), um centro de inovação sem fins lucrativos, chegou à final da premiação de Inteligência Artificial da SXSW 2024 — um dos principais eventos de inovação, cultura tech e mídia do mundo. Em parceria com a Lenovo, o CESAR desenvolveu um tradutor simultâneo de LIBRAS, a Língua Brasileira de Sinais. Neste ano, o SXSW (sigla para South by Southwest) será realizado entre 8 e 16 de março.

A tecnologia do tradutor simultâneo do CESAR identifica e contextualiza os gestos da linguagem de sinais. Com isso, pode traduzir o que foi comunicado pela pessoa e entregar o conteúdo em texto ou em áudio. Tudo em português, claro, já que LIBRAS é uma linguagem de sinais do país. Cada nação conta com sua própria língua gestual.

Projeto teve 5 anos de desenvolvimento

Desenvolvimento da tecnologia demorou cinco anos e teve apoio da Lenovo (Imagem: Divulgação/CESAR)
Desenvolvimento da tecnologia demorou cinco anos e teve apoio da Lenovo (Imagem: Divulgação/CESAR)

Como explicou o CESAR no comunicado à imprensa, o desenvolvimento do tradutor simultâneo de linguagem de sinais levou cinco anos. A Lenovo, fabricante chinesa de eletrônicos, foi uma das parceiras do projeto e injetou US$ 4 milhões (R$ 19 milhões) na sua criação. A tecnologia desenvolvida pelo CESAR é o único case latino-americano a chegar na fase final das premiações do SXSW 2024.

Estamos muito felizes pelo reconhecimento deste projeto, que tem um papel tão especial para a inclusão de pessoas com deficiência. Nosso objetivo sempre foi trazer inovação de ponta para nossos parceiros e contribuir significativamente para a aprimoração e inovação de produtos e serviços, por meio do uso da tecnologia.

Eduardo Peixoto, CEO do CESAR.

Tecnologia é mais uma a ampliar acessibilidade

O projeto do CESAR é mais uma tecnologia voltada para aumentar a acessibilidade para brasileiros que dependem da LIBRAS para se comunicar. Segundo o último censo do IBGE, 5% da população do Brasil possui alguma deficiência, sendo que 2,7 milhões possuem surdez profunda.

Para quem ficou interessado em outros recursos voltado para o aprendizado da LIBRAS, apps como Hand Talk ou a página do dicionário da LIBRAS, desenvolvido pelo INES (Instituto Nacional de Educação de Surdos) podem ajudá-lo a aprender gestos para o dia a dia.

Projeto brasileiro é finalista de concurso no SXSW 2024