Samsung Galaxy Ring (Imagem: Vitor Pádua/Tecnoblog)
Samsung Galaxy Ring passa por homologação da Anatel para venda no Brasil (imagem: Vitor Pádua/Tecnoblog)

A Samsung submeteu os documentos e obteve homologação do Galaxy Ring junto à Anatel. Na prática, isso significa que o misterioso anel inteligente poderá ser vendido no Brasil desde o lançamento global, marcado para 10 de julho, durante a próxima edição do Unpacked, em Paris. O acessório deve ser apresentado por lá com mais detalhes técnicos e preços.

O Ring foi exibido pela primeira vez – ainda como um teaser – no primeiro Unpacked de 2024, ainda em janeiro, quando foi apresentada a linha do Galaxy S24. Depois, foi fotografado na MWC, a feira de telecomunicações de Barcelona, em fevereiro. Até agora, porém, ninguém de fora da Samsung conseguiu manusear o dispositivo.

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Tecnoblog (@tecnoblog)

Saiba os detalhes da homologação

O processo de homologação pela Anatel foi aprovado em 26 de junho de 2024. É possível que a Samsung lance o Galaxy Ring com data próxima ou igual à do lançamento internacional, portanto.

Abaixo estão os códigos dos modelos verificados na plataforma da Anatel:

  • SM-Q500
  • SM-Q501
  • SM-Q502
  • SM-Q503
  • SM-Q505
  • SM-Q506
  • SM-Q507
  • SM-Q508
  • SM-Q509

Eles condizem com a homologação do Galaxy Ring nos Estados Unidos.

A homologação é uma etapa necessária para que dispositivos com recursos de telecomunicações sejam comercializados no Brasil, mesmo sob importação. No processo, a Anatel verifica se o produto cumpre normas de qualidade, segurança e funcionamento.

Três anéis inteligentes em um suporte redondo
Galaxy Ring terá pelo menos três opções de cores: preto, prata e dourado (Imagem: Thássius Veloso/Tecnoblog)

O que é Galaxy Ring?

O Galaxy Ring é um anel inteligente (smart ring) que deve ter pelo menos nove variações de tamanho e três opções de bateria. O dispositivo terá diversas funções de rastreamento de parâmetros de saúde, aparecendo como uma alternativa a relógios e pulseiras inteligentes.

Contudo, a intenção da Samsung não é substituir smartbands ou smartwatches. O Galaxy Ring deve vir para ser uma opção para quando o uso dos demais dispositivos não for possível ou prático. Por exemplo, é muito mais cômodo dormir usando um anel do que um relógio.

Os documentos da homologação mostram que o Galaxy Ring contará com tecnologias como Bluetooth LE e NFC, e terá uma base de recarga sem fio, como esperado.

Entre as funções aguardadas para o anel estão monitoramento de frequência cardíaca, respiração e sono. Os principais recursos do gadget deverão ser potencializados com inteligência artificial.

Além do Galaxy Ring, a Samsung deve anunciar dispositivos como Galaxy Z Fold 6, Galaxy Z Flip 6, Galaxy Buds 3, Galaxy Buds 3 Pro e novos modelos Galaxy Watch no Unpacked do dia 10 de julho. O Tecnoblog estará no evento para cobrir todas as novidades!

Exclusivo: Galaxy Ring está pronto para ser vendido no Brasil