Logotipo do Pix
Pix, do Banco Central (Imagem: Vitor Pádua / Tecnoblog)

O sistema do Pix não está funcionando na manhã desta segunda-feira (14). Usuários de vários bancos recorreram às redes sociais para relatar a falha, e o site DownDetector acusa problemas em praticamente todas as instituições financeiras do Brasil.

Notícia urgente 🚨

O Pix continua fora do ar por volta das 11h. O Tecnoblog está acompanhando a situação e atualizará este texto quando houver mais informações.

A plataforma DownDetector, que reúne reclamações de clientes, mostra um pico no volume de queixas, com início por volta das 10h. Às 11h, os números continuavam subindo, sem sinal de resolução do problema.

Tela do site DownDetector com gráficos que mostram um pico de reclamações referentes a Nubank, Banco Central, Inter, Itaú, Caixa, BB, Bradesco
Falha é generalizada e gera reclamações para praticamente todos os bancos (Imagem: Reprodução / Tecnoblog)

A falha parece ser generalizada, afetando todos os bancos. Alguns, como Nubank e Inter, já exibem uma mensagem sobre o problema, impedindo que o usuário sequer tente realizar a transação. Outros, como o Banco do Brasil, até deixam o cliente tentar, mas retornam uma mensagem de erro por chave não cadastrada, mesmo quando o dado está correto.

Tela do Nubank com o texto "O Pix não está funcionando como esperado" e "Com alternativa, você pode transferir com TED, sem custo"
Nubank já avisa cliente sobre problemas no Pix (Imagem: Reprodução / Tecnoblog)

Nas redes sociais, há uma grande quantidade de relatos. Em alguns casos, os clientes dizem que as transferências foram realizadas, mas o dinheiro não chegou ao destino.

Uma alternativa ao Pix é o TED, tecnologia “antecessora” em transferências instantâneas. Alguns bancos, porém, podem cobrar taxas por este serviço, e é necessário ter todos os dados da conta bancária, além do CPF ou CNPJ de quem vai receber o dinheiro.

Pix fora do ar: Nubank, Bradesco e outros bancos sofrem impacto hoje (14)