O plano que a Netflix criou para exibir anúncios publicitários em troca de uma mensalidade mais barata é visto com desconfiança por muita gente. Mas o fato é que ele tem sido um sucesso para a companhia. A Netflix está celebrando dois anos de lançamento da modalidade com um número impressionante: a adesão de 70 milhões de usuários.

São 70 milhões de usuários ativos mensais considerando os 12 países em que essa opção é oferecida atualmente. Em seu blog, a Netflix celebra esse feito ressaltando que, hoje, mais de 50% dos novos assinantes desses mercados começam na plataforma com o plano que suporta anúncios.

Entre os países que fazem parte dessas estatísticas estão o Brasil. Por aqui, o plano com anúncios estreou em novembro de 2022 com custo mensal de R$ 18,90. Hoje, a modalidade custa R$ 20,90.

A adesão ao plano com anúncios tem crescido de modo notável. Em maio de 2024, eram 40 milhões de usuários ativos na modalidade. Agora, são 70 milhões dentro de uma base de 282,7 milhões de assinantes em escala global, se somados todos os planos.

Relação “ganha-ganha”?

O texto em que a Netflix celebra o sucesso do plano com anúncios dá entender que todas as partes saem ganhando com ele: a própria empresa, que mantém uma base crescente de assinantes; os usuários, que têm uma opção mais acessível de assinatura; e os anunciantes, que alcançam um número expressivo de pessoas.

A postagem parece ser voltada justamente aos anunciantes. No texto, a Netflix menciona parcerias que tem feito com alguns deles, bem como destaca os seus esforços de medição de alcance como que para sugerir que anunciar na plataforma pode ser um bom negócio.

Nesse sentido, a companhia cita uma parceria como a Kantar Ibope que visa dar medições mais precisas de alcance no Brasil, esforços que começarão no início de 2025.

Fatores que explicam o sucesso do plano com anúncios

Não há dúvidas de que o preço é o principal fator para o sucesso do plano com anúncios, especialmente no Brasil, embora a Netflix não revele os números de usuários da modalidade em cada país.

Por aqui, o plano da Netflix com anúncios sai por R$ 20,90 mensais, enquanto a opção Padrão, sem publicidade, sai por R$ 44,90 por mês, uma diferença considerável. Ambos os planos oferecem transmissões somente em resolução full HD e suportam dois dispositivos simultâneos.

Quem quiser resolução 4K e até quatro telas ao mesmo tempo precisa recorrer ao plano Premium, ao custo de R$ 59,90 mensais.

Na conta do sucesso do plano com anúncios também entram algumas ações polêmicas da Netflix. Uma delas é a implementação de uma tecnologia de bloqueia o compartilhamento de senhas, medida que aparenta ter “forçado” usuários a irem para o plano com anúncios para não ficar sem o serviço.

Outra contribuição, ainda que seus efeitos só possam ser medidos no futuro, vem da recente decisão da Netflix de acabar com o plano Básico e migrar seus assinantes para o plano com anúncios.

Preços da Netflix no Brasil

A tabela a seguir resume os preços da Netflix no Brasil em novembro de 2024, bem como os principais recursos de cada plano:

Característica Netflix Padrão com Anúncios Netflix Padrão Netflix Premium
Preço R$ 20,90/mês R$ 44,90/mês R$ 59,90/mês
Imagem 1080p (Full HD) 1080p (Full HD) 1080p (Full HD) e 4K (Ultra HD); HDR
Áudio Padrão Padrão Áudio espacial
Publicidade Sim Não Não
Aparelhos simultâneos 2 2 4
Aparelhos com download 2 2 6
Fidelidade Não Não Não

Netflix comemora marca de 70 milhões de usuários no plano com anúncios