Resumo
- O WhatsApp vai desativar a ferramenta de transferência de valores entre pessoas físicas em 19 de dezembro; ela existe desde abril de 2023.
- A função de pagar empresas com cartão de crédito ou de débito vai continuar à disposição dos consumidores.
- Nos últimos meses, empresas como Magie, PicPay e Itaú começaram a oferecer Pix diretamente no mensageiro.
O WhatsApp confirmou ao Tecnoblog que a opção de pagamento com cartão de débito será desativada em dezembro. Com isso, os adeptos do mecanismo de pagamentos terão de recorrer a outras opções, como o Pix diretamente no mensageiro. A medida vale para o mercado brasileiro.
De acordo com a empresa, o serviço WhatsApp Pagamentos será mantido. Trata-se da primeira investida do aplicativo de mensagens para movimentar dinheiro de um ponto a outro. A função Pagamentos foi anunciada em junho de 2020, mas só chegou de fato ao aplicativo após liberação das autoridades, em abril de 2023.
A equipe do mensageiro declarou ao Tecnoblog que está avisando todos os adeptos da função sobre a data limite de 19 de dezembro.
O mensageiro não divulgou números sobre as transferências entre pessoas físicas no Meta Pay, mas a impressão geral é de que poucos brasileiros aderiram à ferramenta, que rodava em parceria com a Mastercard e a Visa. Há inclusive quem tenha raiva do botão de “$” que dá início às transações. Ele está presente na interface do WhatsApp no Android e no iPhone.
Como fazer transferências via WhatsApp?
O próprio WhatsApp e diversos bancos estão atuando na oferta de ferramentas de transferência e de pagamento dentro do aplicativo. Confira algumas opções:
- Meta Pay: pagamento de pessoa física para empresa com cartão de crédito ou de débito
- Pix via Magie
- Pix via PicPay
- Pix via Itaú
No vídeo: relembre o começo do WhatsApp Pagamentos
Exclusivo: WhatsApp brasileiro perde função financeira em dezembro
You must be logged in to post a comment.