Um Tesla Model Y foi fotografado na Flórida com sensores lidar no telhado feitos pelo fabricante de sensores Luminar. O avistamento causou um certo rebuliço entre os observadores da Tesla, devido ao desdém bem estabelecido do CEO da Tesla, Elon Musk, pelos sensores a laser comumente usados por empresas de veículos autônomos para criar mapas 3D de seu ambiente.
Ainda mais notavelmente, a Tesla entrou em uma parceria com a Luminar para usar o lidar para “testes e desenvolvimento”, de acordo com a Bloomberg . O que exatamente essa parceria envolve não sabemos ao certo – nenhuma das empresas está comentando. Mas pode apontar para algumas deficiências na tecnologia que a Tesla está usando para potencializar seu recurso de assistência ao motorista “Full Self-Driving”.
O veículo foi localizado na semana passada em Palm Beach, Flórida, por Grayson Brulte, um consultor da indústria audiovisual que mora na região. Depois que Brulte tweetou as fotos do Modelo Y com um rack de sensores lidar na cobertura em 20 de maio, as ações da Luminar atingiram seu nível mais alto até então. (A empresa sediada na Flórida recentemente abriu o capital depois de ser adquirida por uma empresa de aquisição de propósito especial de “cheque em branco”, ou SPAC.)
A Luminar vendeu o lidar para a Tesla como parte de um acordo entre as duas empresas, de acordo com a Bloomberg . Além disso, o Modelo Y exibia a placa de um fabricante registrada pela Tesla na Califórnia. A mesma placa foi vista em outros veículos da Tesla, incluindo um protótipo do Cybertruck.
É improvável que a Tesla reverta sua posição no lidar com base em um único veículo. Como Sam Abuelsamid da Guidehouse disse à Bloomberg , é mais provável que a Tesla esteja usando o lidar da Luminar para validar seu recurso Full Self-Driving. Mas ainda é um desenvolvimento digno de nota, dada a animosidade vocal de Musk em relação ao sensor. Em uma teleconferência de resultados de 2018 , Musk disse: “Na minha opinião, é uma muleta que levará as empresas a um máximo local do qual acharão muito difícil sair”. Ele acrescentou: “Talvez eu esteja errado e vou parecer um idiota. Mas estou certo de que não estou. ”
“TALVEZ EU ESTEJA ERRADO, E VOU PARECER UM IDIOTA. MAS ESTOU CERTO DE QUE NÃO ESTOU. ”
Então, um ano depois, ele chamou o lidar de “uma missão tola” durante uma apresentação sobre os esforços da Tesla para construir veículos totalmente autônomos . “[A] ninguém que confia no LIDAR está condenado”, acrescentou. “Condenado. Sensores caros que são desnecessários. É como ter um monte de apêndices caros … você verá. ”
Musk disse que a Tesla está tentando resolver um problema muito maior: o reconhecimento óptico passivo. É por isso que a Tesla está apostando nas câmeras como a peça-chave do hardware para veículos autônomos. Com sua resolução de pixels cada vez maior e o baixo preço, os sensores de câmera são vistos como indispensáveis para sistemas avançados de assistência ao motorista (como o piloto automático da Tesla) e sistemas totalmente autônomos. Para Tesla, as câmeras são tudo.
Musk também ignorou alguns desses comentários nos últimos meses. Em um bate-papo no Clubhouse, Musk admitiu “falar bem” sobre lidar, mas observou que a SpaceX – sua outra empresa – desenvolveu suas próprias versões dos sensores a laser para auxiliar a cápsula Dragon. Em uma recente teleconferência de resultados, Musk falou sobre deixar de usar o radar, afirmando: “Acreditamos que um sistema apenas de visão é, em última análise, tudo o que é necessário para autonomia total”.
A Luminar, que tem sede na Flórida, abriu o capital no ano passado por meio de uma fusão reversa com a SPAC. Essa fusão avaliou a empresa em aproximadamente $ 2,9 bilhões em “valor empresarial pro forma implícito”, com um valor patrimonial de $ 3,4 bilhões no fechamento. Luminar também está trabalhando com Pony.ai , Airbus , Volvo , Audi e Toyota Research Institute .