Um ano atrás, a próxima geração de jogos de console deveria ter chegado . O Xbox Series X (e Series S) e o PlayStation 5 entraram em cena com ousadia, com chassis massivos e ainda maiores promessas de jogos com melhores gráficos, tempos de carregamento mais curtos e novos avanços revolucionários.
Mas, um ano depois, a próxima geração de jogos ainda está para chegar. Ainda há poucos consoles e, mais importante, poucos jogos que realmente tiram vantagem deles, deixando o primeiro ano do PS5 e do Xbox Series X mais como um teste beta para os poucos sortudos que conseguiram pegar um , em vez do início adequado de uma nova era de jogos.
Uma complicada confusão de fatores levou ao gargalo da próxima geração. Os próprios consoles físicos ainda são quase impossíveis de comprar , o que naturalmente limita o número de clientes que os possuem e podem comprar jogos para eles. Isso, por sua vez, significa que há pouco incentivo para os desenvolvedores buscarem títulos exclusivos de última geração que realmente aproveitem o poder do PS5 ou Xbox Series X. Por que se limitar (e suas vendas) a um punhado de proprietários de console de próxima geração quando houver Existem milhões de clientes do Xbox One e PS4 para quem você pode vender cópias dos jogos?
Somando-se à confusão, está o fato de que atrasos em toda a indústria (muitos dos quais são devido a problemas relacionados à pandemia semelhantes aos problemas mais amplos da cadeia de suprimentos) também viram toneladas de jogos otimizados ou exclusivos de última geração movidos para 2022 e além . Ou seja, mesmo que você consiga um console, ainda existem relativamente poucos títulos de grande sucesso para realmente jogar neles.
O que é um jogo de próxima geração?
Não há uma definição formal do que torna um jogo de “próxima geração”. Mas estou escolhendo defini-lo aqui como um jogo que não pode ter existido como um título para Xbox One ou PlayStation 4. Jogos como Ratchet and Clank: A Rift Apart ou Microsoft Flight Simulator , que ultrapassam os limites dos gráficos e dos tempos de carregamento de SSD a ponto de não existirem da mesma forma em consoles mais antigos.
Resumindo, são jogos que, de alguma forma, contam com o hardware de um novo console o suficiente para ajudar a justificar o custo remoto de uma nova máquina em comparação com seu antecessor.
Com exceção de um punhado de verdadeiros exclusivos da próxima geração, como Ratchet & Clank: Rift Apart , Returnal ou Microsoft Flight Simulator , virtualmente todos os grandes lançamentos de “próxima geração” estão disponíveis em consoles e PCs mais antigos. Assassin’s Creed: Valhalla estava no Xbox One e PS4, assim como Call of Duty: Vanguard , Battlefield 2042 e Guardians of the Galaxy da Marvel.
E essa é uma tendência que deve continuar no futuro previsível: Halo Infinite e Forza Horizon 5 podem ser reproduzidos em um Xbox One original de 2013 ao lado do Xbox Series X de ponta; um PlayStation 4 de primeira geração de quase uma década atrás terá os mesmos jogos Horizon Forbidden West e God of War Ragnarok que um PS5 impossível de encontrar. A Microsoft já se comprometeu a buscar lançamentos simultâneos do Xbox em seus jogos originais. E a maioria dos jogos originais da Sony passou por uma série sucessiva de ler as letras pequenas após cada anúncio, apenas para descobrir que não eram títulos exclusivos do PS5 que realmente aproveitariam o poder de processamento e as velocidades do SSD.
Não é à toa que na lista da Sony dos jogos PS5 mais jogados desde o primeiro ano do console, apenas um único título – Demon’s Souls – é um verdadeiro exclusivo do PS5. E isso é um remake de um jogo PS3 de 2009.
Para ser claro, sempre há períodos de transição. Um ano após o início da vida do Xbox 360 e do PS4, e ainda havia muitos títulos de plataforma cruzada importantes. Títulos enormes como Dragon Age: Inquisition , Call of Duty: Advanced Warfare , Forza Horizon 2 , Grand Theft Auto V , Dark Souls II e Destiny tentaram cruzar a divisão de gerações. Nem todas essas portas foram eficazes – Terra-média: Shadow of Mordor , por exemplo, tinha uma versão infamemente diluída do jogo Xbox One / PS4, uma dica de que os desenvolvedores já estavam começando a descobrir o que os consoles mais antigos poderiam fazer .
Mas também já existiam grandes jogos de última geração que estavam aproveitando o poder extra do novo hardware, jogos como inFamous: Second Son e seus poderes movidos a partículas de néon, ou hordas de zumbis refrigerantes do Sunset Overdrive . E até mesmo alguns grandes títulos de terceiros estavam começando a abraçar os consoles mais novos, como o Xbox One e Assassin’s Creed Unity apenas para PS4 .
Não é necessariamente ruim que novos jogos estejam disponíveis para um público mais amplo. Mas, assim como vimos na última transição geracional, quando um jogo em 2021 deve ser construído para levar em consideração o melhor hardware que 2013 tinha a oferecer, esses jogos serão retidos de maneiras tangíveis. Horizon Zero Amanhecer ‘s equipe de desenvolvimento já foi franco sobre como limites de streaming de memória impactado como livremente mecânicos criaturas pré-históricas do jogo poderia vagar ou interagir uns com os outros. É o tipo de recurso que o hardware ultrarrápido do PS5 teoricamente deveria resolver. Mas com Horizon Forbidden Westagora definido para ser lançado nos consoles da Sony e da próxima geração, não está claro se a sequência será capaz de oferecer esse tipo de funcionalidade. (O diretor do jogo Mathijs de Jonge afirma que eles “não pensaram muito sobre as limitações de hardware” em uma entrevista ao Singapore News Live .)
O mesmo pode ser verdade para o Halo Infinito ‘s mundo semi-aberto : quanto das paredes virtuais que divide-se Zeta halo em áreas de jogo discretas no próximo jogo são escolhas de design, e quantos são devido aos oito anos de idade hardware que a Microsoft está tentando oferecer suporte?
Até mesmo os próprios consoles levaram algum tempo para superar as dores do crescimento: tanto a Sony quanto a Microsoft tiveram que fazer várias atualizações para suavizar as arestas de seu software e recursos básicos, como o painel 4K do Xbox Series X ou a opção do PS5 para adicionar armazenamento adicional , só agora estão se tornando disponíveis. Se você acabou de comprar um Xbox Series X ou PS5 um ano depois, conseguiu perder muitas das estranhezas de software do ano passado.
Os atrasos realmente funcionam a favor da Sony e da Microsoft de algumas maneiras aqui: esses tipos de problemas iniciais são comuns para novos consoles, e os problemas de suprimento significam que há mais tempo para resolver muitos deles antes que a maioria dos jogadores os pegue . E mesmo que as experiências de próxima geração ainda não tenham chegado, ainda há bons motivos para escolher uma, seja apenas à prova de futuro ou pelo fato de que elas oferecem algumas vantagens para fazer jogos antigos parecerem e funcionarem melhor . Os tempos de carregamento são mais rápidos em jogos que foram otimizados para os SSDs PS5 e Xbox, e os jogos parecem mais bonitos, com bônus de ray-tracing, jogabilidade 4K mais consistente e taxas de quadros mais rápidas.
É quase garantido que o PS5 e o XSX irão eventualmente chegar ao ponto onde há razões reais e convincentes para escolher um em um console de geração atual além de taxas de quadros mais rápidas ou rastreamento de raio nos mesmos jogos. Mas onde as coisas estão agora, os dois consoles são apenas desbloqueios de modo de desempenho extremamente caros para jogos que você já pode jogar em um console que você já possui; as experiências que eles oferecem agora estão ainda mais próximas de um PS4 Pro ou Xbox One X aprimorado do que os verdadeiros saltos de que são capazes.
É certamente frustrante que, ao longo de um ano, seja quase impossível simplesmente entrar em uma loja e comprar um PS5 ou Xbox. E se você ainda não tem um PlayStation ou Xbox, é um limbo especialmente problemático, dado o fato de que comprar qualquer sabor do Xbox One ou PlayStation 4 no ponto mais baixo de seu tempo sob os holofotes parece uma tolice. Mas para os milhões de pessoas que não possuem um-gen anterior console, você ainda não está perdendo muito ainda enquanto você está preso indefinidamente à espera de um PS5 ou XSX a aparecer.