A Fiat foi a montadora que mais vendeu carros no Brasil em 2022. E parte desse sucesso se dá porque a empresa tem total autonomia e traça suas estratégias em separado da matriz, que fica na Itália. De olho nesse ótimo desempenho, a fabricante pode unificar as linhas de carros vendidos no Brasil e na Europa para maximizar os lucros no Velho Continente.

E quem tem essa ideia é justamente o chefão da Fiat, Olivier François. Em entrevista ao portal da revista britânica Auto Express, o executivo entende que alinhar a produção dos dois mercados pode fazer com que a Fiat europeia tenha lucros mais regularmente, do mesmo modo que acontece com a filial brasileira.

O Fiat Pulse pode ir para a Europa substituir o Fiat Tipo (Imagem: Divulgação/Stellantis)

“Não tem jeito da Fiat se tornar regularmente lucrativa – ela é lucrativa agora, mas queremos aumentar isso —, se não unificarmos nossa linha europeia e brasileira. Vamos começar em 2024, 2025 e 2026 com carros que já estão definidos em design e outros componentes. Vamos ter uma única linha de modelos. Eles podem ser elétricos em uma região, a combustão em outra, com pequenas diferenças, o que nos permite fazer volumes gigantescos usando a mesma base”, disse François.

A “base” a que o executivo se refere é a CMP, plataforma desenvolvida pela Peugeot (hoje parte do grupo Stellantis) e que dá origem a modelos como o Peugeot e-208, Peugeot e-2008 e o recém-lançado Jeep Avenger, que deve chegar ao Brasil ainda este ano e usa uma variante dessa base, a STLA.

A grande vantagem da CMP é de poder ser a base de carros elétricos, híbridos e a combustão com a mesma eficiência. Indo na esteira do que disse François, um Fiat Pulse, por exemplo, pode ir para o mercado europeu para ser o substituto do atual Fiat Tipo, mas como um SUV elétrico de pequeno porte. Aqui, como sabemos, ele é flex.

Em contrapartida, a nova geração do Fiat Punto, já em desenvolvimento na Itália, pode se transformar na nova geração do Fiat Argo, que começa a ficar bem defasado em comparação aos rivais compactos em nosso mercado.

Jeep Avenger First Edition
Jeep Avenger First Edition
Jeep Avenger First Edition
Jeep Avenger First Edition
Jeep Avenger First Edition
Jeep Avenger First Edition
Jeep Avenger First Edition
Jeep Avenger First Edition
Jeep Avenger First Edition
Jeep Avenger First Edition
Jeep Avenger First Edition
Jeep Avenger First Edition
Jeep Avenger First Edition
Jeep Avenger First Edition
Jeep Avenger First Edition
Jeep Avenger First Edition
Jeep Avenger First Edition
Jeep Avenger First Edition
Jeep Avenger First Edition
Jeep Avenger First Edition
Jeep Avenger First Edition
Jeep Avenger First Edition
Jeep Avenger First Edition
Jeep Avenger First Edition
Jeep Avenger First Edition
Jeep Avenger First Edition
Jeep Avenger First Edition
Jeep Avenger First Edition
Jeep Avenger First Edition
Jeep Avenger First Edition
Jeep Avenger First Edition
Jeep Avenger First Edition
Jeep Avenger First Edition
Jeep Avenger First Edition
Jeep Avenger First Edition
Jeep Avenger First Edition
Jeep Avenger First Edition
Jeep Avenger First Edition

Opinião do

A Fiat está há muitos anos no mercado brasileiro e soube muito bem como trabalhar por aqui, vendendo modelos de enorme sucesso, como o Fiat Uno Mille, Fiat Palio, Fiat Strada e tantos outros. O segredo: produzir veículos populares e pensados para o Brasil.

Sempre que trouxe projetos europeus, como o Fiat Bravo, Fiat Tempra e o temido Fiat Marea, mesmo que excelentes carros e muito mais refinados, a adaptação em nosso mercado, com nossa infraestrutura e nossos mecânicos, não foi boa.

Se a estratégia da matriz italiana é de unificar as produções e trocar somente os nomes e detalhes regionais de produção, o caminho pode ser uma melhoria natural dos modelos vendidos aqui e uma simplificação do que chegará na Europa. Se vai dar certo, são outros quinhentos.

Leia mais matérias no ItechNews .

Trending no :

  • O que são as “pedras elétricas” da República Democrática do Congo?
  • Parece que o núcleo da Terra parou de girar. Quais as consequências disso?
  • Arte mais antiga do mundo não foi feita por humanos
  • Asteroide 2023 BU se aproxima da Terra e fica mais perto que alguns satélites
  • Rochas formadas por plástico são descobertas em ilha no Espírito Santo
  • Comunidades do WhatsApp começam a ser liberadas no Brasil