A Volvo confirmou que vai revelar o novíssimo Volvo EX30 no dia 15 de junho. O SUV 100% elétrico será a porta de entrada para a marca sueca e deve tornar o mercado de carros zero emissão ainda mais aquecido, já que deve ter um preço de lançamento bem agressivo — incluindo o Brasil.

A informação sobre a data de lançamento do EX30 foi dada pelo CEO da Volvo, Jim Rowan, em entrevista ao Wheels. Na conversa, o executivo também confirma que a empresa tem planos para o desenvolvimento de uma minivan elétrica, mas que deve concentrar seus esforços no EX90, o SUV elétrico do XC90, e o EX30.

O Volvo EX90 pode inspirar o design do Volvo EX30 (Imagem: Divulgação/Volvo)

Para Rowan, o EX30 deve atingir um público mais jovem e apaixonado por tecnologia, já que o SUV elétrico deve manter as características dos veículos da Volvo, com muita segurança e equipamentos de auxílio ao motorista, mas com uma pegada mais jovial, com design futurista e agradável.

Como será o Volvo EX30?

Pouco se sabe sobre o Volvo EX30 em termos técnicos, mas o obteve algumas informações relevantes sobre o SUV do ponto de vista de mercado e porte. Já é de conhecimento de todos que o EX30 será posicionado abaixo do XC40 e do C40, mas o seu tamanho não será tão menor do que o atual modelo de entrada da marca sueca.

A ideia da Volvo, pelo menos no Brasil, é de fazer com que o EX30 tenha um preço competitivo e que possa não apenas ser o carro elétrico mais vendido do país, mas que também possa tomar clientes de modelos a combustão consagrados do mercado nacional, como as variantes mais caras do Jeep Compass, por exemplo.

Com isso em mente, podemos esperar que o Volvo EX30 brigue com modelos como o Peugeot e-2008, Nissan Leaf e até o Chevrolet Bolt EUV, que também chega ao Brasil em 2023, com preço entre R$ 250 mil e R$ 300 mil.

Volvo C40 Recharge (Review)
Volvo C40 Recharge (Review)
Volvo C40 Recharge (Review)
Volvo C40 Recharge (Review)
Volvo C40 Recharge (Review)
Volvo C40 Recharge (Review)
Volvo C40 Recharge (Review)
Volvo C40 Recharge (Review)
Volvo C40 Recharge (Review)
Volvo C40 Recharge (Review)
Volvo C40 Recharge (Review)
Volvo C40 Recharge (Review)
Volvo C40 Recharge (Review)
Volvo C40 Recharge (Review)
Volvo C40 Recharge (Review)
Volvo C40 Recharge (Review)
Volvo C40 Recharge (Review)
Volvo C40 Recharge (Review)
Volvo C40 Recharge (Review)
Volvo C40 Recharge (Review)
Volvo C40 Recharge (Review)
Volvo C40 Recharge (Review)
Volvo C40 Recharge (Review)
Volvo C40 Recharge (Review)
Volvo C40 Recharge (Review)
Volvo C40 Recharge (Review)
Volvo C40 Recharge (Review)
Volvo C40 Recharge (Review)
Volvo C40 Recharge (Review)
Volvo C40 Recharge (Review)
Volvo C40 Recharge (Review)
Volvo C40 Recharge (Review)
Volvo C40 Recharge (Review)
Volvo C40 Recharge (Review)
Volvo C40 Recharge (Review)
Volvo C40 Recharge (Review)
Volvo C40 Recharge (Review)
Volvo C40 Recharge (Review)
Volvo C40 Recharge (Review)
Volvo C40 Recharge (Review)
Volvo C40 Recharge (Review)
Volvo C40 Recharge (Review)
Volvo C40 Recharge (Review)
Volvo C40 Recharge (Review)
Volvo C40 Recharge (Review)
Volvo C40 Recharge (Review)
Volvo C40 Recharge (Review)
Volvo C40 Recharge (Review)
Volvo C40 Recharge (Review)
Volvo C40 Recharge (Review)
Volvo C40 Recharge (Review)
Volvo C40 Recharge (Review)
Volvo C40 Recharge (Review)
Volvo C40 Recharge (Review)
Volvo C40 Recharge (Review)
Volvo C40 Recharge (Review)
Volvo C40 Recharge (Review)
Volvo C40 Recharge (Review)
Volvo C40 Recharge (Review)
Volvo C40 Recharge (Review)
Volvo C40 Recharge (Review)
Volvo C40 Recharge (Review)