Más notícias para a Sony: os pedidos do PlayStation VR2, até o momento, não decolaram. A baixa procura pelo headset de realidade virtual teria levado a empresa a cortar pela metade o número esperado de unidades vendidas no trimestre de 2 milhões para 1 milhão.

PlayStation VR2
PlayStation VR2 (Imagem: Divulgação/Sony)

As pré-vendas do aparelho começaram em novembro de 2022, e ele deve chegar às lojas em 22 de fevereiro de 2023. Até agora, a procura foi baixa, bem longe do que aconteceu com o próprio PlayStation 5 ou do concorrente Meta Quest 2, que tiveram listas de espera nas lojas devido à alta demanda.

Um ponto que joga contra o PSVR2 é o preço. Lá fora, ele sai por US$ 549, mais caro que um PS5. Por aqui, o headset sai pelo mesmo do console: R$ 4.499.

Há aparelhos mais caros no mercado norte-americano, como o Valve Index e o HTC Vive Pro 2. Aí, entra outro ponto negativo do PSVR2: a compatibilidade.

Ele só funciona com o console da própria Sony, enquanto concorrentes podem ser usados com outras plataformas, como PCs. Por isso, o headset acaba visto como um acessório caro, não como um aparelho.

Realidade virtual enfrenta problemas

Enquanto as empresas não param de falar em metaverso, uma realidade nada virtual parece ter batido à porta: a dos balanços financeiros e investidores céticos. Os números do setor, até agora, não são nada bons.

Dados de 2022 apontam para uma queda de 2% nas receitas e de 12% nas unidades despachadas em relação a 2021. Ao todo, o setor recebeu US$ 1,1 bilhão, entregando 9,6 milhões de aparelhos.

As vendas do Meta Quest 2 tiveram uma queda brusca em agosto de 2022, quando o preço sugerido do headset subiu US$ 100.

Oculus Quest 2
Meta Quest 2 (Imagem: Divulgação/Meta)

A empresa também teve que reduzir seus investimentos em tecnologias de realidade virtual, já que os acionistas querem que ela se concentre em inteligência artificial, que tende a dar retornos em um prazo mais curto.

Quem também colocou o pé no freio foi a Microsoft. Na última rodada de demissões em massa feita pela empresa, equipes inteiras de realidade virtual, realidade mista e HoloLens foram cortadas.

Mesmo assim, há quem esteja otimista. A consultoria de mercado IDC projeta que as vendas de aparelhos desse tipo terão um crescimento de 32% em 2023 em relação ao ano anterior.

Mesmo assim, a Sony deve aproveitar pouco este crescimento. Com a expectativa de vender 1,5 milhão de aparelhos, ela deve ficar com uma fatia pequena do mercado de 12,8 milhões de unidades, usando a projeção da IDC. A Meta é líder no setor com folga e representa mais de 85% das vendas.

Com informações: The Verge.

Sony corta pela metade expectativa de vendas de PlayStation VR2