Com 100 milhões de usuários, o GitHub é um bom termômetro do mercado de desenvolvimento de software. Prova disso é uma lista divulgada pelo serviço que mostra quais foram as linguagens de programação mais usadas em 2022. JavaScript e Python lideram. Mas a brasileira Lua aparece no ranking das linguagens que cresceram mais rapidamente.

Exemplo de código JavaScript (imagem: Pankaj Patel/Unsplash)
Exemplo de código JavaScript (imagem: Pankaj Patel/Unsplash)

Em relação à lista das linguagens mais usadas em 2021, as cinco primeiras posições não mudaram:

  1. JavaScript
  2. Python
  3. Java
  4. TypeScript
  5. C#

O JavaScript segue na liderança do ranking pelo oitavo ano seguido. O fato de a linguagem ser muito usada em aplicações web explica esse fenômeno, mas não exclusivamente. O GitHub ressalta que o JavaScript encontra muito espaço em aprendizado de máquina e inteligência artificial por sua universalidade.

Também podemos considerar o Python uma fenômeno. Versátil e relativamente fácil de ser aprendida, a linguagem é empregada em numerosas aplicações, que vão de sistemas embarcados a ciência de dados. No GitHub, o uso de Python aumentou 22,5% em 2022 na comparação com 2021.

A terceira posição é ocupada pelo Java. Isso também é digno de nota, afinal, a linguagem é tida por muitos desenvolvedores como pesada ou ultrapassada. Dependendo das circunstâncias, pode ser mesmo. Mas o GitHub destaca que o Java ainda encontra muito espaço em aplicações web, móveis e embarcadas.

HCL e Rust: as linguagens que mais crescem

O GitHub também elaborou uma lista das linguagens de programação que cresceram mais rapidamente, isto é, que tiveram adesões mais rápidas em dado período de tempo. HCL e Rust lideram. Entre parênteses estão as porcentagens de crescimento das linguagens durante 2022 em relação a 2021:

  1. HCL (56%)
  2. Rust (50%)
  3. TypeScript (37,8%)
  4. Lua (34,2%)
  5. Go (28,3%)

Se o nome HCL (HashiCorp Configuration Language) soa estranho para você, eis uma rápida explicação. Como o nome completo deixa claro, essa é uma linguagem de configuração criada para funcionar com as ferramentas da HashiCorp.

Entre essas ferramentas estão o Terraform, para gerenciamento de infraestrutura de nuvem. Mas o HCL também pode usar usado em outras aplicações, até por ter semelhanças com o JSON (JavaScript Object Notation).

JavaScript lidera lista das linguagens mais usadas desde 2014 (imagem: divulgação/GitHub)
JavaScript lidera lista das linguagens mais usadas desde 2014 (imagem: divulgação/GitHub)

Já o Rust é uma linguagem multiparadigma, que pode resolver problemas de várias formas. Isso o torna interessante para diversos tipos de software, inclusive sistemas operacionais. Ele já vem conquistando a simpatia dos desenvolvedores do kernel Linux (incluindo Linus Torvalds), por exemplo.

Sobre as linguagens TypeScript, Lua e Go, Julio Viana, Gerente Regional do GitHub no Brasil, comenta que a adesão a essas linguagens vem na esteira do aumento de aplicações baseadas nas nuvens:

A Lua, que inclusive foi criada por um brasileiro, é muito utilizada em domínios de aplicação e desenvolvimento de jogos, enquanto a Go viu um grande aumento no uso provavelmente devido a sua facilidade de uso e poderosas funcionalidades no desenvolvimento em nuvem, espaços de scripting e interoperabilidade.

Viana se refere ao fato de a linguagem Lua ter sido desenvolvida no Departamento de Informática da PUC-Rio. Seus criadores são Roberto Ierusalimschy, Luiz Henrique de Figueiredo e Waldemar Celes.

Outros detalhes sobre os rankings estão na página do GitHub Octoverse.

GitHub: JavaScript, Python e Java foram as linguagens mais usadas em 2022