O mundo da aviação é apaixonante por diferentes motivos e obviamente a história centenária dessa indústria já fez surgir mais de uma centena de milhares de aeronaves, dos mais variados tamanhos e estilos. Mas, você já parou para imaginar para aonde vão os exemplares que deixam de voar e são encostados?

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Se não estão em hangares pelos aeroportos mundo afora, a maioria esmagadora das aeronaves vai parar em cemitérios de aviões. Esses lugares abrigam modelos civis e militares que já não estão mais em operação e que podem ser datar de diferentes épocas.

Geralmente, esses cemitérios de aviões são localizados em regiões com baixa umidade e quase nenhuma chuva, justamente para que essas aeronaves possam ser mantidas em bom estado por mais tempo. Em alguns desses locais, há, inclusive, visitação aberta ao público.


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O Aeroporto do Cairo tem seu próprio cemitério de aviões, mas está mais para ferro velho (Imagem: Divulgação/ Creative Commons Wikimedia)

Outro motivo para preservar, ao menos, parte das aeronaves, é que muitas delas ainda podem ser utilizadas, sobretudo aquelas que não são tão antigas. Não é incomum companhias aéreas recém-formadas buscarem esses aviões, arrendá-los, e colocá-los em operação.

Modelos ainda úteis como o Boeing 737-300, 747-400, Airbus A320, A319 e McDonnell Douglas MD-11 ainda podem ser adquiridos desses cemitérios em excelente estado de conservação e manutenção.

Veja abaixo os cinco maiores cemitérios de aviões do mundo e suas respectivas localidades.

5. Campo Khodynka (Rússia)

Localizado no Aeroporto Domodedovo, a 35km de Moscou, o Campo Khodynka já foi um aeroporto bem movimentado da região, abrigando voos internacionais e domésticos com boa frequência. Hoje se tornou praticamente um museu a céu aberto, com muitas aeronaves mutiladas e tantas outras ainda em ótimo estado de conservação.

Vale lembrar que, por aqui, só existem aviões de origem russa/soviética.

Maioria dos aviões do Campo Khodynka são militares (Imagem: Divulgação/ Creative Commons Wikimedia)

4. Teruel (Espanha)

Construído dentro do Aeroporto de Teruel, na Espanha, o Cemitério de Aviões de Teruel é o maior da Europa, com capacidade para 250 a 300 aeronaves grandes. A localização dessas instalações está a 1.100 metros do nível do mar, com clima predominantemente seco e frio, ajudando na preservação dos aviões.

Durante alguns anos, o local ficou relativamente vazio, mas depois da pandemia de covid-19 e a mudança nos rumos da aviação, as companhias aéreas começaram a enviar para lá suas maiores aeronaves, ou seja, o Boeing 747 e o Airbus A380, que se tornaram muito caros para operar. Prova disso é que tanto a Boeing quanto a Airbus já interromperam a produção desses monstros.

O perfil desse cemitério, porém, ainda é de aviões relativamente novos. Ou seja, há um trabalho constante de pintura, manutenção e reciclagem. Sendo assim, caso empresas como a LATAM ou a Azul queiram investir em aeronaves do porte de um 747, lá pode ser um lugar legal para comprar uma.

Há aeronaves bem grandes no cemitério de Teruel, como o A340, em primeiro plano (Imagem: Divulgação/ Creative Commons Wikimedia)

3. Aeroporto Phoenix Goodyear (Estados Unidos)

Com capacidade para 2.500 aeronaves, o Aeroporto Phoenix Goodyear não opera voos comerciais, apesar de ter pista e capacidade para tal. Hoje, esse local abriga somente aeronaves descartadas e realiza manutenções preventivas em modelos ainda em operação.

Diferente de outros cemitérios de aviões, devido a alta ocupação de funcionários e frequência constante de trabalhos nos aviões, o local não é aberto para turismo. Estima-se que, hoje, pouco mais de 200 aviões estejam por lá.

O Phoenix Goodyear abriga modelos como o histórico trimotor DC-10 (Imagem: Divulgação/ Creative Commons Wikimedia)

2. Aeroporto Southern California Logistics (Estados Unidos)

Localizado na cidade de Victorville, o Southern California Logistics é um aeroporto que opera somente voos de carga e logística, deixando as rotas com passageiros restritas apenas para aeronaves fretadas que desejam decolar dali. A estrutura é enorme e fica no deserto de Mojave, o mais seco dos Estados Unidos.

Apesar de ser um aeroporto de carga, seu vasto espaço permite guardar modelos comerciais grandes, como o Boeing 747, McDonnel Douglas DC-10 e MD11, Airbus A300 e até o clássico Lockheed Tristar. No caso dessa estrutura, só existem unidades completamente aposentadas, ou seja, apenas suas peças podem eventualmente serem aproveitadas.

Espaço no Aeroporto em Victorville abriga somente aeronaves de grande porte e comerciais (Imagem:Divulgação/ Creative Commons Wikimedia)

1. Davis-Monthan (Estados Unidos)

Localizado próximo à cidade de Tucson, no estado do Arizona, o Davis-Monthan Air Force Base é uma base da força aérea dos EUA que abriga o maior cemitério de aeronaves do mundo. Atualmente, quase 5 mil aviões estão aterrados no local, entre modelos comerciais e militares.

O espaço tem mais de 10 mil m² e só pode ser visitado de ônibus, com uma excursão controlada pelo 309º Grupo de Manutenção e Regeneração Aeroespacial (309 AMARG), divisão que realiza o controle do cemitério e eventuais reparos nas aeronaves.

Esse alto número de aviões em comparação aos outros cemitérios é porque a maioria desses modelos é militar e de porte pequeno, mas existem cargueiros e aeronaves comerciais gigantes por lá.

Vista aérea do cemitério de aviões de Tucson, no Arizona (Imagem:Divulgação/ Creative Commons Wikimedia)

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