Agora é oficial: a Microsoft anunciou nesta terça-feira (7) que o Bing usará a mesma tecnologia de inteligência artificial que o ChatGPT. Além disso, o navegador Edge também receberá recursos desse tipo. O lançamento confirma o que já era especulado nos últimos meses: os modelos de conversação serão usados nas ferramentas de busca.

Logotipo da Microsoft
Microsoft (Imagem: Vitor Pádua / Tecnoblog)

O novo Bing tem uma função chat. Nela, usuários podem fazer perguntas e receber respostas em uma linguagem natural. Nos bastidores, a Microsoft colocou uma versão atualizada do modelo de IA feito pela OpenAI e usado pelo ChatGPT.

Texto em atualização

O evento da Microsoft ainda não acabou. Estamos atualizando este texto conforme novas informações surgem.

A empresa chama este novo modelo de “Prometheus”. Ele oferece informações mais atualizadas que o ChatGPT e traz anotações nas respostas, para dar mais contexto e mostrar as fontes.

ChatGPT começa a impactar buscas na internet

No evento de apresentação, a Microsoft disse que os buscadores são os mesmos há 20 anos, e que quase metade das pesquisas não respondem às perguntas feitas pelos usuários.

Segundo a empresa, 40% das vezes, as pessoas clicam nos links dos resultados e voltam imediatamente — sinal de que não encontraram o que buscavam.

A aposta é que as inteligências artificiais de conversação mudem esse paradigma, entregando informações com mais fluidez e velocidade.

O Google parece ter entendido a mensagem. A empresa tinha uma postura cautelosa com a inteligência artificial, mas a repercussão do ChatGPT, lançado em novembro de 2022, fez a gigante das buscas apressar sua resposta.

Nesta segunda-feira (6), o Google apresentou o Bard, seu modelo de conversação com inteligência artificial. A empresa promete uma ferramenta com informações mais confiáveis e atualizadas. Em um primeiro momento, ele só estará disponível para “testadores confiáveis”.

Com informações: The Verge.

Microsoft anuncia novo Bing e Edge com versão atualizada da IA do ChatGPT