TIM — Resultados financeiros de 2022
Confira abaixo os principais indicadores financeiros da TIM Brasil no ano de 2022 e o comparativo com o ano anterior:
Indicador | 2022 | 2021 | Diferença |
---|---|---|---|
Receita líquida | R$ 21,53 bilhões | R$ 18,06 bilhões | +19,2% |
Lucro líquido | R$ 1,67 bilhão | R$ 2,95 bilhões | -43,5% |
Custo de operação | R$ 11,48 bilhões | R$ 8,59 bilhões | +33,5 |
Capex (investimentos) | R$ 4,73 bilhões | R$ 4,38 bilhões | +8% |
Total de linhas móveis (clientes) | 62,48 milhões | 52,06 milhões | +20% |
Ao tratar apenas do 4º trimestre de 2022, a TIM teve alta de 21,4% na receita líquida e queda de 47% no lucro líquido normalizado.
TIM cancelou 5,1 milhões de linhas da Oi Móvel
O serviço de telefonia móvel continua sendo o carro-chefe da TIM Brasil, sendo responsável por R$ 16,34 bilhões de toda a receita líquida normalizada.
A base de clientes móveis da TIM saltou 20% no comparativo com o ano de 2021, graças à incorporação de clientes adquiridos da Oi Móvel.
No período, a TIM também viu sua base de assinantes móveis encolher 9,2%, ocasionado principalmente pela desconexão de clientes inativos (limpeza de base). A tele recebeu 16,4 milhões de linhas da Oi Móvel, mas 5,1 milhões já foram canceladas.
No pós-pago, que gera maior receita e recorrência mensal, a TIM aumentou sua base de clientes em 19,2% — novamente, é importante considerar que muitos acessos são oriundos da Oi Móvel. O segmento representa 36,7% de toda a base de assinantes.
Por outro lago, o segmento pré-pago cresceu 20,7% no comparativo anual e representa 56,4% da base de clientes. Ao longo do ano, a TIM viu significativa queda na receita média por usuário do pré-pago (ARPU) após a incorporação da Oi Móvel, mas comemora a recuperação para R$ 13,7 — eram R$ 13,4 em 2021.
Em relação à cobertura, a TIM encerrou 2022 com rede 4G disponível em 5.370 municípios brasileiros. A operadora se comprometeu a levar sinal em 4G para todos os municípios do Brasil até o final de 2023.
TIM deve concluir migração da Oi Móvel em abril
A TIM já considera os clientes da Oi Móvel em seus dados operacionais, mas uma parcela usuários ainda não foi 100% integrada na plataforma da nova operadora e continuam utilizando os sistemas da Oi — inclusive para atendimento e cobrança.
Segundo a TIM, 74% do processo de integração já foi realizado. A operadora já migrou 95% dos clientes com plano pré-pago e 82% com pós-pago, e prevê a conclusão até abril de 2023.
De qualquer forma, todos os clientes adquiridos da Oi Móvel já podem utilizar a rede móvel da TIM via roaming. A operadora também passou a utilizar o espectro adquirido para ampliar a capacidade da rede.
Banda larga via fibra da TIM cresceu pouco em 2022
No segmento de serviços fixos, a TIM continua tímida. A operadora encerrou o ano com 716 mil clientes de banda larga fixa, alta de 4,7%.
Até o final de 2022, o serviço TIM Ultrafibra estava disponível para 6,06 milhões de domicílios em 42 cidades. O serviço chegou a 5 novos municípios ao longo do ano, e mais de 77% da base de clientes utiliza planos com velocidades superiores a 100 Mb/s.
Com cobertura limitada, a TIM nunca conseguiu avançar no mercado de banda larga por fibra óptica quando comparada com Claro, Vivo, Oi e até mesmo provedores regionais como Algar e Brisanet.
Isso pode mudar: no final de 2022, a TIM firmou um acordo de longo prazo com a V.tal para expansão do serviço TIM Ultrafibra; com isso, a operadora poderá utilizar a mesma rede neutra que sustenta a Oi Fibra para vender internet de até 1 Gb/s.
Com o modelo de negócio asset light, a TIM conseguirá vender internet por fibra óptica sem investir na construção de rede. As primeiras operações com a V.tal já começaram no Paraná, com disponibilidade de contratação para mais de 2 milhões de domicílios.
Lucro da TIM cai 43,5% em 2022 após compra da Oi Móvel
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