O relato da semana dá sequência a um rumor que paira sobre o mensageiro há cerca de um ano. Em abril do ano passado, o site especializado encontrou rastros de uma opção para manter as mensagens que expiram. Depois, a função deu as caras mais uma vez em maio de 2022.
De lá para cá, o recurso continuou em desenvolvimento, sem ser liberado ao público do WhatsApp Beta. Agora, alguns participantes do programa de testes notaram que o recurso deu as caras na versão 2.23.4.10 do aplicativo para Android.
O rastro do recurso apareceu na página com as informações da conversa. Dentro dela, existe a opção “Mensagens mantidas” (em tradução livre), logo abaixo do botão “Mensagens favoritas”. Será neste lugar que os usuários poderão conferir os conteúdos que foram guardados e não expiraram.
Ainda não dá para manter mensagens temporárias do WhatsApp
Esta seção, no entanto, ainda é um enfeite. Segundo o WABetaInfo, não é possível armazenar estes conteúdos, pois a função ainda segue indisponível. Mas o surgimento, acidental ou não, sugere que o recurso pode ser lançado na versão experimental do WhatsApp nas próximas semanas.
Enquanto isso, não há informações exatas sobre como o recurso vai funcionar. Todavia, especula-se que, ao receber uma mensagem temporária, os usuários poderão apertar um botão para retê-las. Em seguida, ela estará guardada no celular do remetente, para ser visualizada no futuro.
O relato de abril de 2022 ainda nota que, quando uma mensagem é mantida, todos os participantes da conversa terão acesso às informações temporárias. Por outro lado, ao retirar o conteúdo da lista, ninguém mais poderá visualizá-lo novamente.
Mesmo assim, vale perguntar: esta opção não seria contraditória? Pois, se o aplicativo permite aplicar um prazo de validade ao texto ou mídia enviada, por que oferecer um botão para, justamente, suspender essa contagem regressiva?
E você, o que acha dessa novidade? Compartilhe a sua opinião lá na Comunidade do Tecnoblog!
WhatsApp deve liberar opção para guardar mensagens que desaparecem em breve
You must be logged in to post a comment.