Nesta terça-feira (21), o YouTube Music oficializou o redesenho que fez do seu recurso de rádio. A ferramenta vem sendo testada desde o início do mês e dá mais autonomia para a pessoa criar uma estação condizente com seus gostos. Disponibilizada gradualmente para os usuários, novidade fica disponível na home da plataforma.

YouTube Music
YouTube Music (Imagem: Vitor Pádua / Tecnoblog)

Ao abrir um streaming de música e clicar em uma canção, é normal que outras composições se sucedam após sua reprodução, gerando uma “rádio” criada pelo próprio serviço, que roda de maneira automática.

O YouTube Music, porém, decidiu redesenhar esse tipo de recurso e, diferente de outros serviços do gênero, como o Spotify e o Apple Music, dar mais autonomia para o próprio usuário montar essa rádio de acordo com seus gostos.

Para isso, desde o início do mês, o serviço começou a liberar para o seu aplicativo de Android e iOS a opção “criar rádio”, que fica disponível na home da plataforma. Ao clicar nela, o usuário tem uma experiência atualizada da ferramenta, podendo criar uma estação do zero e deixá-la como sua lista de reprodução regular.

Como personalizar sua rádio

Recurso de rádio do YouTube Music traz vantagens sobre Spotify e Apple Music / 9to5Google / Divulgação
Redesenho da rádio do YouTube Music (Imagem: Divulgação / 9to5Google)

Para personalizá-la da maneira como desejar, ele pode escolher até 30 artistas para estarem na seleção, definindo, inclusive, com qual frequência eles irão se repetir: baixa, média ou alta.

Na sequência, o usuário pode definir a varição de músicas, escolhendo se prefere canções mais familiares, misturadas ou a possibilidade de descobrir novos sons. Por fim, basta ajustar os filtros da plataforma, que passam por “popular”, “foco”, “relaxante” e vão até “lançamentos”.

Feito isso, a rádio do usuário estará configurada e ele pode salvá-la usando o botão “Adicionar à biblioteca”. Dessa maneira, todas às vezes em que ela for ativada, os padrões selecionadas é que guiarão a sua experiência, que será sempre diferente, mas terá como base essas configurações.

Caso enjoe e queira mudar os filtros, a pessoa pode clicar na opção “Sintonizar” e ajustar novamente os parâmetros desejados, salvando suas configurações.

Com informações: Engadget e 9to5Google

Novo recurso do YouTube Music permite criar estação de rádio personalizada