A fala do executivo veio à tona em um episódio do podcast In Good Company, liberado nesta segunda-feira (20). Ao falar sobre inteligência artificial, Gates se mostrou surpreso com o avanço da tecnologia e ainda disse que é a “maior coisa nesta década”. O magnata também observou que não dá para saber quem será o campeão neste momento.
O cofundador da Microsoft, em seguida, fez considerações sobre o mercado. Na fala, ele lembrou que o Google “possui todos os lucros de busca”, pois é a maior empresa desse segmento. Mesmo assim, a companhia tende a ser impactada negativamente com os avanços da inteligência artificial.
“Os lucros de busca serão baixos e a sua participação no mercado pode ser baixa, porque a Microsoft foi capaz de se mover bastante rápido nisso”, disse no podcast.
E não é por menos. Desde que a onda do ChatGPT começou, a Microsoft, que possui um pézinho na OpenAI, começou a se movimentar. Para se ter ideia, enquanto o Google e a Tencent estavam preocupados com o chatbot, a responsável pelo Windows já pensava em levar a novidade ao Bing. Não demorou muito e tudo isso ganhou forma tanto no buscador quanto no Microsoft Edge.
Claro, tudo ainda é recente e não está completo. Por exemplo, a própria Microsoft avisou que a nova versão do Bing pode dar respostas erradas de um jeito convincente. Mas já mostra o potencial que todo esse avanço vai trazer.
O Google já está se movendo
O Google, é claro, já apresentou a sua resposta: o Bard. A empresa também já está encarando algumas dificuldades, como a oferta de respostas erradas. Mas já há alguns questionamentos da internet em relação ao futuro dos buscadores, principal produto da companhia.
O que não é inesperado. Conforme observado pelo Business Insider, em 2022, o Google arrecadou US$ 224 bilhões com anúncios na internet. Enquanto isso, a Microsoft reembolsou US$ 18 bilhões ao veicular propagandas.
A grande questão é que essa montanha de dinheiro tem uma relação próxima com buscadores. Segundo um relatório feito pelo banco de investimento Jefferies, cerca de 40% da receita de anúncios digitais do ano passado veio de publicidade relacionada a busca no ano passado. Ou seja, se as ferramentas de IA ganharem mais força, a gigante das buscas corre o risco de encarar alguns problemas no futuro.
Mas daí vem a pergunta: o impacto na receita seria tão grande assim? Pois o Google não depende apenas do buscador para ganhar dinheiro. Além de ter uma plataforma de anúncios gigante, que não se limita apenas à ferramenta de pesquisa, a empresa vende outros serviços, como o Workspace e o Cloud para empresas.
Todavia, mesmo que o lucro do Google com buscas seja reduzido, a Microsoft ainda tem um longo caminho a percorrer. Afinal, segundo o Statista, em dezembro de 2022, o Google tinha 84,08% de market share. O Bing vinha bem atrás, com 8,95% de participação de mercado.
Com informações: Business Insider (1 e 2) e In Good Company (Podcast)
Avanço da IA pode ameaçar o lucro do Google, diz Bill Gates
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