O teste está disponível apenas nos EUA, Reino Unido, Alemanha, Austrália e Nova Zelândia. Só usuários de Android podem participar. A Apple tem regras mais restritas para NFTs: eles não podem liberar recursos extras nos apps, como é o caso aqui.
O teste vai durar três meses. As playlists especiais estarão disponíveis para quem tem NFTs das comunidades Fluf, Moonbirds, Kingship e Overlord. Para acessá-las, é preciso conectar sua carteira ao Spotify.
A Kingship é uma banda que só existe no metaverso, aliás. Ela tem contrato com a Universal Music Group.
Em um post no Twitter, o grupo disse que uma playlist criada e controlada por eles só pode ser acessada por quem possui o Kingship Key Card. A seleção musical parece interessante, pelo menos: tem Queen, Missy Elliott, Snoop Dogg e Led Zeppelin.
Interesse por NFTs caiu em 2022
Não é a primeira vez que o Spotify faz testes com os chamados tokens não-fungíveis. No primeiro semestre do ano passado, a empresa realizou um experimento com galerias de NFTs nas páginas de artistas, que poderiam vender os emblemas na OpenSea.
O momento, porém, não é dos melhores. Segundo o Google Trends, o interesse no assunto está em 22% do que era há 12 meses, o menor neste período.
As vendas no terceiro trimestre de 2022 caíram 60% em relação ao segundo trimestre daquele ano. E investimentos caros despencaram: o token Bored Ape chegou a ser negociado por US$ 70 mil em novembro. Em janeiro de 2022, o cantor Justin Bieber comprou um por US$ 1,3 milhão.
Empresas ligadas aos tokens e a criptomoedas estão passando por dificuldades. A Coinbase já demitiu mais de 20% de seus funcionários. Já a FTX faliu, e Sam Bankman-Fried, um dos fundadores da companhia, é acusado de atividade fraudulenta.
Com informações: Mashable, Engadget, TechCrunch, CoinDesk.
Em pleno 2023, Spotify quer acesso exclusivo a playlists para quem tem NFTs
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