Já faz alguns meses que as operadoras brasileiras começaram a implementar o 5G em frequência dedicada no Brasil. A maioria dos aparelhos, porém, opera no modo Non-Standalone (NSA). Para quem tem iPhone, isso pode mudar em breve: o iOS 16.4 beta ativou a compatibilidade com o 5G Standalone (SA).

iPhone 14 Pro (Imagem: Emerson Alecrim/Tecnoblog)
iPhone 14 Pro (Imagem: Emerson Alecrim/Tecnoblog)

Antes de mais nada, vamos explicar o que é esta diferença. O 5G NSA utiliza o mesmo núcleo de rede que controla o 4G. Já o 5G SA usa um core dedicado para as redes de quinta geração.

Em termos de experiência de usuário, os dois padrões são bastante parecidos, mas o 5G SA pode ter uma latência mais baixa, o que permite um tempo de resposta menor.

iPhone dependia de liberação da Apple

Infelizmente, poucos smartphones são compatíveis com o 5G SA. A lista, basicamente, se resume a modelos de topo de linha. Geralmente, eles dependem de atualizações de software para usar esta rede. É o caso dos iPhones.

A novidade é que o segundo beta do iOS 16.4 ativou a compatibilidade com esta rede. Com o software instalado, a opção de 5G aparece no menu Voz e Dados de cada chip.

A novidade foi compartilhada pelo engenheiro Vitor Gomes em seu Twitter e repercutida pelo MacMagazine.

Aparentemente, ela está disponível apenas na família iPhone 14 — as demais linhas compatíveis com 5G e atualizadas para a versão beta mais recente não exibem a chave do 5G Standalone.

5G SA usa chip diferente e pode exigir plano mais caro

Por enquanto, Vivo e TIM estão funcionando neste padrão. Já o 5G SA da Claro não é compatível com o iPhone no iOS 16.4 beta 2, mas pode ser adicionado em atualizações futuras.

No caso do iPhone, a Apple exige a utilização de novos SIM Cards com criptografia mais avançada para acessar a rede 5G Standalone. Essa restrição não existe nos smartphones com Android, que podem utilizar o padrão com chips mais antigos dependendo da operadora.

Ainda assim, as operadoras podem restringir o padrão apenas para novos chips. No Brasil, Claro e Vivo exigem a troca do SIM Card para acessar o 5G Standalone.

Se o SIM não for compatível, o iPhone exibe a mensagem “A tecnologia 5G Standalone está indisponível porque não há segurança suficiente no SIM”.

Além disso, TIM e Claro limitaram o acesso ao 5G Standalone a alguns planos.

  • Na TIM, é preciso contratar o adicional Turbo 5G (link para PDF), que custa R$ 20 mensais e dá 50 GB e acesso ilimitado à Twitch. Promocionalmente, ele está gratuito por 12 meses.
  • Na Claro, o 5G Standalone só está disponível para planos pós-pagos de 100 GB ou 200 GB mensais.

Com informações: MacMagazine.

Apple libera 5G Standalone para TIM e Vivo no iOS 16.4 beta