O Bing atingiu a marca de 100 milhões de usuários ativos por dia pela primeira vez. O buscador da Microsoft, lançado em 2009, ainda está longe de alcançar seu rival Google — e a empresa reconhece isso. Todavia, a chegada da pesquisa por inteligência artificial mostra que essa tecnologia atraiu pessoas para o Bing.

Bing (Imagem: Unsplash / Rubaitul Azad)
Bing (Imagem: Unsplash/Rubaitul Azad)

Como divulgou a Microsoft, um terço desses 100 milhões de usuários ativos, algo em torno de 333 milhões de internautas (termo clássico), são novos no Bing. A empresa afirma que vê uma parte desse crescimento ligado ao anúncio do Bing Chat e a curiosidade em testar o recurso de busca “reinventado” — como disse Yusuf Mehdi, vice-presidente corporativo da Microsoft.

Edge também é responsável pelo crescimento do Bing

O navegador Edge, como aponta a Microsoft, também influenciou no crescimento do Bing. O motivo é que o Edge continua ganhando público nos últimos tempos. E como o Bing é o buscador padrão do navegador — e o usuário comum provavelmente não se dará o trabalho de trocar isso —, quem entra no Edge acaba virando usuário ativo do Bing.

Mas claro, não basta empurrar o buscador goela abaixo deixando o Bing por padrão. É preciso apresentar buscas precisas. Em seu blog, a Microsoft explicou que a atualização do Prometheus, engine por trás do seu “Chat GPT”, melhorou o ranqueamento das buscas. Com isso, a qualidade dos resultados está melhor (uma nota 0,1 ainda é melhor que 0,01).

Além do número de usuários ativos, a Microsoft reportou um aumento de engajamento no Bing. Ou seja, mais buscas são feitas no seu buscador. Mas claro, o patamar para chegar no Google é alto.

Microsoft Bing com ChatGPT
Crescimento do Edge ajudou na popularização do Bing (Imagem: Reprodução/Owen Yin)

Bing continua distante do “bilionário e trilionário” Google

A marca de 100 milhões de usuários ativos diariamente do Bing está longe do Google… Bem longe. Não há dados oficiais de quantos usuários ativos o buscador criado por Larry Page e Sergey Brin tem por dia. Contudo, as especulações apontam que são bilhões de usuários. O número do Bing pode representar 10% ou menos dos usuários do Google.

A Microsoft não divulgou a média de buscas diárias, mas sabemos o quanto ela precisa fazer para “empatar” com o Google: 3,5 bilhões de pesquisas por dia. No ano, 1,2 trilhões buscas são realizadas no buscador.

O Google pode estar na vantagem, uma gigantesca vantagem. Mas está certa em correr com o Bard.

Com informações: Engadget

Microsoft diz “bingo”: buscador Bing atingiu a marca de 100 milhões de usuários por dia