Som HiFi, como indica seu nome em inglês, é a reprodução do áudio com alta fidelidade. Essa tecnologia não tem perda de qualidade (perdão a rima) — lossless em inglês. O ouvinte receberá o som mais… fiel possível. O recurso é um dos mais aguardados na plataforma e presente em outras concorrente. Pelo menos, parece estar praticamente pronto para o lançamento.
Plano Hi-Fi tem hora para chegar: a hora que o Spotify achar melhor
O CEO do Spotify informou que a assinatura com áudio HiFi foi atrasada por “mudanças na indústria”. “Nós vamos fazer isso (lançar o plano HiFi), mas de uma maneira que faça sentido para nós e para os ouvintes”, disse Söderström. Ou seja, o Spotify quer acertar o timing e garantir que pode lucrar com isso. E o adiamento faz sentido.
A justificativa “mudanças na indústria” pode ser uma muleta para muitas coisas, porém, dá de entender o atraso do Spotify. Desde o anúncio do plano HiFi, o “mercado” de podcasts cresceu em todo o mundo. No Brasil, da Globo até influencers (e pessoas comum) começaram a gravar conteúdos nesse formato — chegamos no ponto em que construtoras estão vendendo apartamentos com “espaço podcast”.
Desde 2021, o Spotify mirou suas ideias em melhorar a experiência com podcasts. Não só com recursos para o usuário, mas contratando com exclusividade alguns dos principais programas. O streaming pagou US$ 200 milhões (pouco mais de R$ 1 bilhão) pela exclusividade do The Joe Rogan Experience.
Concorrência também impactou planos do Spotify
Em um momento da sua entrevista para o The Verge, Söderström também falou que a questão de custos influencia no lançamento do recurso. O Apple Music, Amazon Music e Deezer possuem o recurso HiFi gratuito no plano base. Já o Spotify quer lançar a funcionalidade em uma assinatura mais cara.
O Tidal segue esse modelo de cobrança que a empresa de Söderström pretende seguir. Para que o seu plano HiFi não fracasse em vendas, o Spotify deve lançar o recurso com outros extras, como suporte para Dolby Atmos e outras funcionalidades para audiolivros e podcasts.
Spotify Platinum está quase pronto
O Spotify Platinum, nome do plano HiFi que apareceu em uma pesquisa com consumidores no ano passado, está praticamente pronto. A informação foi apurada também pelo The Verge. Segundo o site, o plano está pronto há mais de um ano —inclusive todo o catálogo já foi “portado” para lossless.
A entrevista do CEO do Spotify mostra que a empresa não esqueceu do plano HiFi “no churrasco”. Todavia, os consumidores que esperam pelo recurso desde 2021 — provavelmente — não gostaram de, mais uma vez, ficar sem resposta precisa.
Com informações: The Verge
CEO do Spotify diz que plano HiFi “vem aí”, só que nem ele sabe quando
You must be logged in to post a comment.