Após tentar reinventar os motores de busca, a nova tarefa da inteligência artificial é ajudar na produtividade. A Microsoft anunciou nesta quinta-feira (16) o Copilot, novo recurso do Microsoft 365. Ele usa a tecnologia para facilitar a criação de documentos, apresentações e planilhas, além de auxiliar em reuniões e e-mails — e muito mais.

PowerPoint com Copilot gera apresentações a partir de pedidos do usuário ou documentos
PowerPoint com Copilot gera apresentações a partir de pedidos do usuário ou documentos (Imagem: Divulgação/Microsoft)

O Copilot é integrado a todos os apps do Microsoft 365: Word, Excel, PowerPoint, Outlook, Teams e outros. Ele fica em uma barra lateral e funciona à moda do ChatGPT: você escreve em linguagem natural, como falaria para outra pessoa, e ele entende e executa a tarefa.

Ela não é a primeira a prometer isso. Na terça-feira (14), o Google também anunciou que os aplicativos do Workspace vão contar com inteligência artificial para realizar tarefas.

Copilot por toda a parte

A Microsoft diz que ele pode ajudar em três maneiras: criatividade, produtividade e habilidades.

Texto em desenvolvimento

O evento da Microsoft para anunciar o Copilot ainda não terminou. Esta matéria está sendo atualizada.

No caso da criatividade, a empresa diz que o Copilot pode criar rascunhos no Word para que você não precise passar por aquele momento de ficar olhando uma folha em branco, sem saber o que escrever. Obviamente, você vai ter que editar, mas já é um começo.

No PowerPoint, ele ajuda a criar apresentações a partir de outros documentos. Se você já tem um trabalho escrito, por exemplo, ele faz os slides.

Copilot escreve rascunho no Word a partir de anotações no OneNote
Copilot escreve rascunho no Word a partir de anotações no OneNote (Imagem: Divulgação/Microsoft)

Para quem trabalha com planilhas no Excel, o Copilot pode analisar tendências nos dados e gerar visualizações em segundos, com um look profissional.

Em produtividade, a Microsoft promete que o Copilot pode ajudar a limpar o e-mail do Outlook em minutos e não horas, fazer anotações e sugerir ações a partir de chamadas no Teams e automatizar tarefas repetitivas, criar chatbots e gerar apps no Power Platform.

A Microsoft também anunciou um novo app, chamado Business Chat. Ele analisa dados e aplicativos para trazer informações e insights.

Por fim, habilidades. Neste caso, os apps do Microsoft 365 conseguirão executar tarefas a partir de comandos simples, escritos em linguagem natural — coisas como “coloque uma animação neste slide” ou “insira uma tabela”. Segundo a empresa, são milhares de comandos disponíveis.

Com informações: Microsoft.

Microsoft anuncia PowerPoint com IA que cria apresentações para você