Tempo necessário: 30 minutos.
Este procedimento funciona para quem tem cópias originais do Windows 7 ou do 8.1. Siga os passos abaixo:
- Acesse a página de download do Windows 10;
O link acima vai direto para a página da Microsoft. Você também pode digitar a URL no seu navegador: microsoft.com/pt-br/software-download/windows10
- Escolha a opção “Windows 10 (multi-edition ISO)”;
Você poderá selecionar isso no campo abaixo de “Selecionar edição”.
- Clique em “Confirmar”;
- Escolha o idioma e clique em “Confirmar”;
Você provavelmente vai querer a opção “Português (Brasil)” ou “Português” (de Portugal).
- Clique em “64-bit Baixar”;
Esta é a versão de 64 bits, compatível com a maioria dos PCs. Se você tiver um problema de compatibilidade ao instalar, volte a esta página e clique em “32-bit Baixar”.
- Clique duas vezes no arquivo ISO e em “setup.exe”;
- Siga as instruções e espere a instalação terminar;
- Vá até “Configurações > Atualização e Segurança > Ativação“;
- Confira se o Windows “está ativado com uma licença digital”.
O PC será atualizado para qual versão do Windows 10?
Se tiver o Windows 7 Starter, Home Basic, Home Premium ou Windows 8.1, você receberá o Windows 10 Home. No caso do Windows 7 Professional, Ultimate ou Windows 8.1 Pro, você receberá o Windows 10 Pro.
Feita a atualização, você terá uma licença digital associada ao PC. É possível então formatar o disco e realizar uma instalação limpa da mesma edição do Windows 10 a qualquer momento; neste caso, a ativação é automática.
Em alguns casos, a instalação será bloqueada se houver problemas conhecidos de compatibilidade com drivers ou com programas já instalados em seu PC.
Como corrigir erro 0x80072F8F 0x20000 ao instalar Windows 10
Você não deve encontrar mais essa mensagem de erro, porque a Microsoft não disponibiliza mais a Ferramenta de Criação de Mídia. É necessário baixar o arquivo ISO e seguir as instruções acima.
Alguns usuários se depararam com o erro 0x80072F8F 0x20000 ao tentar atualizar o Windows 7 para o Windows 10. Isso estava acontecendo ao usar a Ferramenta de Criação de Mídia (mediacreationtool).
O erro 0x80072F8F 0x20000 acontecia porque a Ferramenta de Criação de Mídia exigia protocolos de segurança mais recentes. Versões antigas do Windows 7, incluindo o Windows 7 SP1, não conseguem se comunicar por padrão via TLS 1.1 e TLS 1.2, e por isso não conseguiam baixar o Windows 10.
Microsoft não divulga atualização gratuita
A atualização gratuita para o Windows 10 deveria ter acabado em julho de 2016. A Microsoft deu uma extensão de prazo para usuários de tecnologias adaptativas, que poderiam baixar o sistema de graça até o final de 2017 — no entanto, isso estava liberado para todo mundo, pois não havia nenhuma verificação.
Por que isso ainda está funcionando? Ed Bott, da ZDNet, tem experiência de mais de uma década em licenciamento do Windows, e suspeita que a Microsoft colocou um limite de tempo no Windows 10 gratuito para não irritar os parceiros OEM, cujo modelo de negócios depende de vender PCs novos.
A Microsoft nem vende licenças específicas de atualização para quem tem versões anteriores, como o 7 ou 8.1, apenas licenças para instalar o sistema do zero. O marketing é focado em novos PCs com Windows para consumidores, e em assinaturas do Windows 10 Enterprise e Microsoft 365 para empresas.
Colaborou: Lucas Lima.
Como atualizar o Windows 7 para o 10 de graça
You must be logged in to post a comment.