Na quinta-feira (22), a Ubisoft anunciou que criou uma inteligência artificial própria intitulada Ghostwriter. Ela serve para desenvolver diálogos de fundos em jogos, os chamados “barks”, facilitando o trabalho de roteiristas ao encurtar todo o processo. Como resultado, os profissionais podem se focar em escrever textos mais importantes, como de cutscenes e momentos-chave nos games.

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Assassin’s Creed: Valhalla (Imagem: Divulgação /Ubisoft)

Quando jogamos uma obra como Assassin’s Creed: Valhalla ou Watch Dogs Legion, por exemplo, é comum vermos NPCs (personagens não-jogáveis) conversando entre si. Antes, esse bate-papo (ou “bark”, se preferir) era todo feito pelos roteiristas, mas com a inteligência artificial, eles poderão focar em pontos mais relevantes na narrativa.

Segundo um vídeo divulgado pela companhia, os escritores definem qual será o personagem e o tipo de interação que ele fará. Em seguida, eles adicionam esse comando na IA da Ubisoft, que produz diversas opções de conversas. A partir daí, os profissionais fazem pequenos ajustes, que serão atualizados pela Ghostwriter antes de serem concluídos.

Dessa maneira, o tempo de trabalho diminui consideravelmente. Essa tecnologia se apresenta como algo bastante útil, ainda mais quando falamos de Ubisoft, uma desenvolvedora de games famosa por seus títulos de mundo aberto. A marca destacou a utilidade da ferramenta:

A Ghostwriter foi criada de mãos dadas com as equipes narrativas para ajudá-los a completar uma tarefa repetitiva de forma mais rápida e eficaz, dando-lhes mais tempo e liberdade para trabalhar na narrativa, personagens e cutscenes dos jogos.

IA deve ser bem útil, especialmente para a Ubisoft

O uso de inteligência artificial pode facilitar o trabalho de várias áreas, pois ajuda a diminuir o tempo de produção de partes menos importantes.

Por exemplo: alguns desenvolvedores de games afirmaram que estão usando o ChatGPT para contar histórias melhores. Eles utilizam a tecnologia para ter ideias sobre um roteiro ou, até mesmo, para gerar opções de conversas com termos específicos e tom de voz diferenciada.

Pensando nisso, a Ubisoft é uma das companhias que pode se beneficiar muito com a sua criação, a Ghostwriter. Isso porque os jogos da desenvolvedora são famosos por entregarem cerca de 100 horas de jogatina. Ou seja, pode colocar diálogos nisso aí.

Os mundos nos games da marca trazem inúmeros NPCs, que sempre estão batendo papo ao fundo e oferecendo mais contexto para o jogador, caso ele queira parar e prestar atenção nas falas, claro. Porém, os roteiristas acabam levando muito tempo para criar cada linha de texto, algo que a Ghostwriter deve ajudar imensamente.

Com informações: Engadget.

Ubisoft criou uma inteligência artificial própria para seus roteiristas