A aquisição foi feita entre janeiro e fevereiro de 2023, de modo bem discreto. Vários ex-funcionários da WaveOne agora trabalham na Apple, incluindo um dos co-fundadores. O site da startup saiu do ar em janeiro.
Bob Stankosh, que era chefe de vendas e negócios da WaveOne, anunciou o acordo em seu LinkedIn há um mês. “Após quase dois anos na WaveOne, finalizamos a venda da empresa para a Apple na semana passada”, escreveu.
No mesmo post, o executivo diz que sua empresa viu potencial no uso de machine learning e deep learning para vídeo, e que a Apple vislumbrou a mesma coisa. As tecnologias desenvolvidas na WaveOne serão incorporadas ao portfólio da Apple.
IA pode ser usada no Apple TV+
Ainda não se sabe ao certo para que a Apple vai usar a compressão de vídeo com inteligência artificial.
O TechCrunch especula que a resposta mais óbvia é empregá-la no Apple TV+, serviço de streaming da empresa. Isso ajudaria a reduzir custos de infraestrutura. Outra possibilidade é permitir resoluções ou taxas de quadros mais altas, entregando mais qualidade.
Entre as inovações da WaveOne, está um algoritmo de compressão de vídeo que “entende” as imagens e prioriza a qualidade dos elementos principais, como rostos e corpos.
Assim, quando a conexão fica ruim, por exemplo, só o fundo da imagem perderia qualidade.
A Apple não seria a primeira a tentar usar inteligência artificial para isso. Em 2022, o YouTube adotou um algoritmo da DeepMind para reduzir em 4% a quantidade de dados que o serviço precisa para transmitir vídeos.
Curiosamente, o algoritmo foi desenvolvido originalmente para jogos de tabuleiro.
Fundadores da WaveOne vieram da Meta
Outra gigante da tecnologia também está envolvida indiretamente na história.
A WaveOne foi fundada em 2016 por Lubomir Bourdev e Oren Rippel, dois ex-funcionários do setor de visão computacional da Meta.
A equipe em que eles trabalhavam era responsável por moderação de conteúdo, busca visual e ranqueamento no feed do Facebook.
Além disso, Bourdev também foi um dos fundadores da divisão de pesquisa em inteligência artificial da Meta.
Com informações: TechCrunch
Apple também investe em IA, mas outro foco: compressão de vídeos
You must be logged in to post a comment.