A organização do evento enviou um e-mail para os funcionários dizendo que a E3 2023 “simplesmente não atraiu o interesse necessário para ser realizada de uma forma que mostrasse o tamanho, a força e o impacto do nosso setor [de games]”.
A Electronic Software Association (ESA) e a ReedPop, produtora do evento, emitiram um comunicado sobre o cancelamento.
“Agradecemos e entendemos que as empresas interessadas não teriam demos jogáveis prontas, e desafios de recursos se tornaram um obstáculo insuperável para participar da E3”, diz a nota, assinada por Kyle Marsden-Kish, vice-presidente global de jogos da ReedPop.
Cancelamento é especulado desde janeiro
A E3 2023 estava programada para acontecer entre os dias 13 e 16 de junho, em Los Angeles (EUA). Porém, os sinais de que alguma coisa estava errada começaram meses antes.
Em janeiro, já corria a informação de que Microsoft, Nintendo e Sony não participariam da feira. Microsoft e Nintendo confirmaram a informação.
O CEO da Ubisoft, Yves Guillemot, indicou que a E3 não iria acontecer. Ele disse isso em uma chamada com investidores em fevereiro. A desenvolvedora, porém, confirmou que participaria do evento, mas depois recuou.
Agora em março, surgiram notícias de que Sega e Tencent não participariam.
A E3 não acontece de forma presencial desde 2019. Em 2020 e 2021, a pandemia de COVID-19 forçou o evento a ser totalmente online.
Em 2022, a feira teria um formato híbrido, com uma parte presencial, mas foi cancelada e não teve nem versão digital. O mesmo aconteceu agora, com a edição de 2023.
Mesmo antes do cancelamento, as empresas já programavam outros eventos para o período. A Microsoft fará uma apresentação relacionada ao Xbox em 11 de junho, e a Ubisoft terá um evento presencial, chamado Ubisoft Forward Live, no dia seguinte, 12 de junho.
Com informações: The Verge, IGN
E3 é cancelada, após meses de rumores e incertezas
You must be logged in to post a comment.