De acordo com Cristiana Camarate, superintendente de Relação com o Consumidor da Anatel, a qualidade do atendimento telefônico chamou atenção por ter a pior avaliação entre todos os serviços. Dessa forma, a agência irá instaurar um processo de acompanhamento contra a Claro, operadora que recebeu a menor avaliação.
Camarate não descarta que processos de acompanhamento também sejam abertos para outras operadoras, e a Anatel irá avaliar a necessidade dessa expansão. No caso da Claro, a superintendência demandará o acompanhamento imediato.
Vale ressaltar que o processo que será aberto contra a Claro é de acompanhamento, e não tem teor sancionatório. A Anatel irá identificar junto à prestadora as causas que ocasionaram a piora na avaliação e eventualmente propor soluções; caso as medidas não sejam adotadas, o processo poderá se tornar em sancionador.
O Tecnoblog procurou a Claro para se manifestar sobre o processo da Anatel, mas a operadora enviou resposta até a publicação da matéria.
Ranking de qualidade no atendimento telefônico
Confira abaixo o ranking de qualidade de atendimento telefônico da pesquisa da Anatel. O estudo segrega as notas para os serviços de banda larga fixa, celular pós-pago, celular pré-pago, telefone fixo e TV por assinatura.
A Claro ficou com nota inferior à média nacional em quatro das cinco categorias. A pior avaliação da tele foi no serviço de banda larga fixa — a operadora lidera o mercado em número de clientes e recentemente lançou um novo plano com velocidade de 750 Mb/s.
Banda larga fixa
Operadora | Nota – atendimento telefônico |
---|---|
Brisanet | 8,14 |
Unifique | 8,14 |
Algar | 7,05 |
Gigabyte | 7,86 |
Valenet | 7,04 |
Sky | 6,57 |
Mob | 6,56 |
Vivo | 6,46 |
Oi | 6,43 |
TIM | 6,15 |
Claro | 5,86 |
Média nacional | 6,30 |
Móvel pós-pago
Operadora | Nota – atendimento telefônico |
---|---|
Algar | 7,13 |
Claro | 6,44 |
Vivo | 6,26 |
Clientes Oi migrados para Vivo | 6,24 |
Clientes Oi migrados para Claro | 6,10 |
Clientes Oi migrados para TIM | 6,09 |
TIM | 6,00 |
Média nacional | 6,86 |
Móvel pré-pago
Operadora | Nota – atendimento telefônico |
---|---|
Claro | 7,43 |
Algar | 7,35 |
Clientes Oi migrados para Vivo | 6,89 |
Vivo | 6,81 |
Clientes Oi migrados para TIM | 6,78 |
TIM | 6,61 |
Clientes Oi migrados para Claro | 6,59 |
Média nacional | 6,93 |
Telefonia fixa
Operadora | Nota – atendimento telefônico |
---|---|
Unifique | 8,05 |
Algar | 7,17 |
Vivo | 7,07 |
Claro | 6,73 |
TIM | 6,73 |
Oi | 6,58 |
Média nacional | 6,78 |
TV por assinatura
Operadora | Nota – atendimento telefônico |
---|---|
Unifique | 8,09 |
Vivo | 6,64 |
Sky | 6,56 |
Oi | 6,41 |
Claro | 5,74 |
Média nacional | 6,16 |
Claro tem pior atendimento telefônico e será avaliada pela Anatel
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