A Anatel divulgou nesta quarta-feira (5) os resultados na Pesquisa de Satisfação e Qualidade Percebida para o ano de 2022, e a Claro recebeu a pior avaliação para o seu atendimento telefônico. Por conta da nota baixa, a agência abrirá um processo de acompanhamento contra a operadora.

Sede da Claro em São Paulo (Foto: Paulo Higa/Tecnoblog)
Anatel abre processo contra Claro por queda na qualidade de atendimento (Foto: Paulo Higa/Tecnoblog)

De acordo com Cristiana Camarate, superintendente de Relação com o Consumidor da Anatel, a qualidade do atendimento telefônico chamou atenção por ter a pior avaliação entre todos os serviços. Dessa forma, a agência irá instaurar um processo de acompanhamento contra a Claro, operadora que recebeu a menor avaliação.

Camarate não descarta que processos de acompanhamento também sejam abertos para outras operadoras, e a Anatel irá avaliar a necessidade dessa expansão. No caso da Claro, a superintendência demandará o acompanhamento imediato.

Vale ressaltar que o processo que será aberto contra a Claro é de acompanhamento, e não tem teor sancionatório. A Anatel irá identificar junto à prestadora as causas que ocasionaram a piora na avaliação e eventualmente propor soluções; caso as medidas não sejam adotadas, o processo poderá se tornar em sancionador.

O Tecnoblog procurou a Claro para se manifestar sobre o processo da Anatel, mas a operadora enviou resposta até a publicação da matéria.

Ranking de qualidade no atendimento telefônico

Confira abaixo o ranking de qualidade de atendimento telefônico da pesquisa da Anatel. O estudo segrega as notas para os serviços de banda larga fixa, celular pós-pago, celular pré-pago, telefone fixo e TV por assinatura.

A Claro ficou com nota inferior à média nacional em quatro das cinco categorias. A pior avaliação da tele foi no serviço de banda larga fixa — a operadora lidera o mercado em número de clientes e recentemente lançou um novo plano com velocidade de 750 Mb/s.

Banda larga fixa

Operadora Nota – atendimento telefônico
Brisanet 8,14
Unifique 8,14
Algar 7,05
Gigabyte 7,86
Valenet 7,04
Sky 6,57
Mob 6,56
Vivo 6,46
Oi 6,43
TIM 6,15
Claro 5,86
Média nacional 6,30

Móvel pós-pago

Operadora Nota – atendimento telefônico
Algar 7,13
Claro 6,44
Vivo 6,26
Clientes Oi migrados para Vivo 6,24
Clientes Oi migrados para Claro 6,10
Clientes Oi migrados para TIM 6,09
TIM 6,00
Média nacional 6,86

Móvel pré-pago

Operadora Nota – atendimento telefônico
Claro 7,43
Algar 7,35
Clientes Oi migrados para Vivo 6,89
Vivo 6,81
Clientes Oi migrados para TIM 6,78
TIM 6,61
Clientes Oi migrados para Claro 6,59
Média nacional 6,93

Telefonia fixa

Operadora Nota – atendimento telefônico
Unifique 8,05
Algar 7,17
Vivo 7,07
Claro 6,73
TIM 6,73
Oi 6,58
Média nacional 6,78

TV por assinatura

Operadora Nota – atendimento telefônico
Unifique 8,09
Vivo 6,64
Sky 6,56
Oi 6,41
Claro 5,74
Média nacional 6,16

Claro tem pior atendimento telefônico e será avaliada pela Anatel