Os próximos tablets topo de linha da Samsung deram as caras em testes de benchmark. Os três principais modelos da série Galaxy Tab S9 são equipados com o Snapdragon 8 Gen 2 For Galaxy, processador lançado nos smartphones Galaxy S23 e exclusivos da parceria entre Samsung e Qualcomm. Após quase dois anos ausente, a versão FE dos tablets retorna com um chip Exynos.

Samsung Galaxy Tab S7 FE (Imagem: Darlan Helder/Tecnoblog)
Versão FE da linha Galaxy Tab S deve retornar para o portfólio da Samsung (Imagem: Darlan Helder/Tecnoblog)

As capturas de telas dos testes no Geekbench foram divulgadas por Revegnus, um leaker com histórico confiável de acertos. No ano passado, a linha Galaxy Tab S8 foi lançada com os smartphones da família S22. O cenário mudou neste ano, quando a Samsung usou o primeiro Galaxy Unpacked de 2023 para anunciar somente a série de celulares Galaxy S23.

Galaxy Tab S9 Ultra mais forte que o Galaxy S23 Ultra

O Galaxy Tab S9 Ultra, flagship da série, mostrou resultados superiores ao Galaxy S23 Ultra, principal smartphone da Samsung. O tablet marcou 2.054 (single-core) e 5.426 (multi-core) pontos nos testes. Já o smartphone fez 1.915 e 4.874 pontos nas mesmas situações.  

O melhor desempenho tem dois motivos: o Tab S9 Ultra tem mais espaço para dissipar o calor e mais memória RAM.

Possivelmente medindo 14 polegadas, o Tab S9 Ultra deve usar melhores componentes de arrefecimento. Com isso, a temperatura do processador For Galaxy pode é mais controlada e evita a perda de desempenho por superaquecimento. É especulado que o tablet utilize 16 GB de memória LPPDRX5, opção mais avançada do que a usada no smartphone Galaxy S23 Ultra.

Linha Galaxy Tab S8 (imagem: divulgação/Samsung)
Galaxy Tab S9 Ultra pode ter tela de 14 polegadas (imagem: divulgação/Samsung)

O Snapdragon 8 Gen 2 For Galaxy também aparece como processador dos tablets Tab S9 Plus e Tab S9 “base”. O uso do chip For Galaxy nos dispositivos topo de linha da Samsung deve se tornar padrão enquanto durar a parceria. Especula-se que o Z Fold 5 e Z Flip 5 também usarão este SoC.

Tablet FE retorna e traz Exynos do Galaxy M54 5G

Samsung Galaxy Tab S7 FE (Imagem: Darlan Helder/Tecnoblog)
Galaxy Tab S7 FE foi último Tab S FE lançado pela Samsung (Imagem: Darlan Helder/Tecnoblog)

O Galaxy Tab S9 FE, pelo que mostra a tabela do benchmark, utilizará o processador Exynos 1380, o mesmo usado no smartphone intermediário Galaxy M54 5G. Este tablet talvez seja a maior surpresa do vazamento; A última vez que a Samsung lançou um tablet “Fan Edition” foi em maio de 2021, quando ela apresentou o Galaxy Tab S7 FE.

A diferença é que, há dois anos atrás, a Samsung optou por colocar um Snapdragon 750G no Galaxy Tab S7 FE. O público alvo dessa versão é quem quer um tablet para o essencial, sem precisar gastar tanto e com desempenho maior que a linha Tab A8.

Com informações: WCCFTech e PhoneArena

Tablets Samsung Galaxy Tab S9 e Tab S9 FE aparecem em benchmark