O rival da empresa no país é a One Store, loja de apps criada pelas três grandes companhias de telefonia da Coreia do Sul: SK Telecom, KT e LG Uplus. A KFTC informou que o Google exigia que as desenvolvedoras sul-coreanas publicassem seus jogos exclusivamente na Play Store. Para “ajudar no convencimento”, a empresa de buscas argumentava que ofereceria apoio para o crescimento internacional do jogo.
Prática do Google derrubou fatia de mercado do One Store
A KFTC mostrou como a fatia de mercado da One Store diminuiu nos últimos anos, enquanto a Play Store ganhava mais espaço com os consumidores sul-coreanas. Em 2016, a One Store tinha entre 15% e 20% de market share. Já o Google possuía em torno de 80% e 85% no mesmo ano.
Em 2018, a loja sul-coreana caiu para 5% e 10%, com o Google tomando 90% e 95% do mercado de loja de apps para mobiles. Somadas, a One Store e a Play Store representam 90% das vendas de jogos na Coreia do Sul — o resto fica com a App Store.
Google leva terceira multa na Coreia do Sul e pode pedir música
Esta é a terceira multa aplicada contra o Google na Coreia do Sul. Em 2021, a empresa foi penalizada pela KFTC por outra prática anticompetitiva: proibir que fabricantes de eletrônicos utilizem forks do Android.
No ano passado, acompanhada pela Meta, o Google levou uma multa de US$ 49,6 milhões (aproximadamente R$ 244 milhões) por falhar em proteger a privacidade de usuários.
Aliás, multas por práticas abusivas ou problemas de proteção de dados não são novidades para o Google.
Com informações: TechCrunch
Google é multado em US$ 32 milhões na Coreia do Sul por prática anticompetitiva
You must be logged in to post a comment.