O brasileiro tem um carinho muito especial pelos tokusatsus. As séries de ação japonesas foram o primeiro contato de muita gente com produções orientais e essas aventuras de ficção científica abriram as portas para que outros títulos orientais chegassem aqui a partir da década de 1980. Por isso mesmo, muita gente crescendo vendo esses heróis lutando contra monstros de borracha e guarda com carinho essas lembranças.

  • 10 easter eggs de Power Rangers: Agora e Sempre que você não viu
  • Crítica Power Rangers: Agora e Sempre │ Uma ode às bobagens da infância

Só que o apelo desses seriados não é apenas nostálgico. Ainda que haja muito saudosismo em torno, a verdade é que boa parte dessas séries são clássicas por serem realmente boas — mesmo com as restrições orçamentárias e técnicas de cada época —, da mesma forma que outras são sucesso no Japão e no mundo até hoje.

Por isso mesmo, é muito fácil se perder em meio a tanto tokusatsu por aí. E se você está querendo retornar ao mundo dos heróis que se transformam ou ficam gigantescos para enfrentar um monstro que ameaça destruir Tóquio, confira algumas das melhores séries para conhecer ou matar a saudade.


Siga no Instagram: acompanhe nossos bastidores, converse com nossa equipe, tire suas dúvidas e saiba em primeira mão as novidades que estão por vir no .

10. Sharivan: Next Generation

 

Sharivan, O Guardião do Espaço é um dos clássicos tokusatsus que chegou ao Brasil nos anos 1990, sendo um dos principais Metal Heroes da época. E, em 2014, a Toei lançou um filme para celebrar os 30 anos do policial espacial que não só resgata tudo aquilo que havia de bom na série original como melhora vários aspectos para o público moderno.

Sharivan: Next Generation é o que a gente pode chamar de versão definitiva do herói. Mais do que ser o Jaspion vermelho, o longa puxa o tom da história para algo um pouco mais adulto e isso torna tudo bem mais interessante — ainda que aquele lado fantástico e ingênuo continue presente.

  • Por apenas R$ 14,90 você compra com frete grátis na Amazon e de quebra leva filmes, séries, livros e música! Teste grátis por 30 dias!

9. Esquadrão Especial Winspector

 

Outro Metal Hero que chegou ao Brasil na era de ouro dos tokusatsus foi Esquadrão Especial Winspector, que chamou a atenção por ter uma proposta bem diferente das demais produções do gênero. Ao invés de serem policiais do espaço ou um grupo feito para lidar com ameaças extraterrestres, a equipe de heróis existia para lidar com problemas do cotidiano e ameaças muito mais reais.

A série mostrava um Japão extremamente tecnológico que melhorou a qualidade de vida da população — mas também permitiu que criminosos e organizações terroristas se tornassem muito mais letais. Assim, o Esquadrão Winspector surge como uma forma de lidar com esse novo tipo de ameaça.

O herói Ryuma Kagawa é um policial que utiliza uma armadura e se transforma em Fire, sendo capaz de todas as proezas possíveis. Além disso, conta com a ajuda de dois robôs, Biker e Highter, para ajudá-lo nas mais variadas missões.

8. Jiraya: O Incrível Ninja

 

É impossível falar de Japão sem cair na imagem do ninja — e é claro que a temática ia virar tema em um tokusatsu. E, mesmo brincando muito com elementos próprios da cultura nipônica, Jiraya: O Incrível Ninja foi um sucesso no Brasil e segue sendo bom até hoje.

Pois é justamente nessa brincadeira com tradições e o folclore do país que a série tem sua força. A ideia clássica do herói que guarda os segredos de seu clã se mistura à fantasia de uma civilização alienígena e o resultado é esse guerreiro de armadura temática que precisa lutar contra feiticeiros e monstros que querem encontrar esse tesouro lendário há muito tempo escondido.

Assim, Jiraya se torna um tokusatsu bem diferenciado por trazer toda essa pegada familiar junto com muita coisa folclórica, mas sem abrir mão dos exageros e das maluquices que marcam esse tipo de produção.

7. Ultraman Mebius

 

A franquia Ultraman se tornou um dos grandes ícones dos tokusatsus em todo o mundo — e não sem razão. E, das várias versões que o herói emborrachado teve ao longo das décadas, Ultraman Mebius é uma das mais interessantes por uma série de razões.

Lançado em 2006, o seriado foi uma tentativa de renovar a franquia e trazer um novo público para conhecer o personagem. E essa aposta deu muito certo. Sem ignorar a cronologia e a tradição de seus antecessores, Mebius apresenta um novo Ultra chegando à Terra depois de 20 anos — o que coincide com o retorno dos monstros.

Além disso, o seriado traz um elenco humano muito bom e que funciona graças à ótima química entre os personagens. Assim, Ultraman Mebius não se limita a ser uma série de lutinha entre monstros gigantes, mas também uma aventura bem carismática quando tenta ser algo mais pé no chão.

6. Kamen Rider Kuuga

 

Kamen Rider é outra franquia bastante conhecida dos brasileiros. O motoqueiro mascarado ganhou diversas roupagens ao longo dos anos, mas Kamen Rider Kuuga é certamente uma das melhores de todas. Lançada em 2000, a série trazia o herói mais uma vez com o traje de um inseto — no caso, um besouro — para salvar o mundo.

O charme aqui está na simplicidade. Kuuga é um belo exemplo de como um tokusatsu consegue funcionar mesmo sem grandes propostas mirabolantes em seu roteiro, bastante apenas aventuras divertidas e lutas interessantes contra monstros de borracha. E é isso que encontramos ao acompanhar o jovem Yusuke Godai, que se transforma no lendário Kamen Rider após encontrar um artefato misterioso.

Kamen Rider Kuuga está disponível no Prime Video.

5. Garo: O Cavaleiro Dourado

 

Apesar de toda a variedade de temas e roupagens, os tokusatsus são todos muito parecidos em um aspecto básico: são aventuras de ficção científica para crianças. Por isso, no início dos anos 2000, a Tohokushinsha tentou fazer algo diferente com Garo. A ideia era ser a primeira produção do gênero voltado a um público adulto e com temáticas mais sérias.

Muita coisa da fórmula clássica permanece, como os monstros que querem dominar o mundo e o próprio conceito de heróis que se transformam em algo superpoderoso. A diferença estava na tônica das histórias, que eram bem mais violentas, além da própria história que era bem mais sombria.

O roteiro mostrava o mundo sendo assolado pelos Horrors, criaturas das trevas nascidas da maldade humana que passaram a se alimentar das pessoas. Para combater essa ameaça, os Cavaleiros Makais vestem uma armadura especial que permite matar esses monstros — mas sob o risco de se tornarem seres ainda mais perigosos.

4. Policial de Aço Jiban

 

O sucesso de Robocop nos anos 1980 atingiu em cheio o Japão, que não demorou a criar sua própria versão do Policial do Futuro. Foi assim que nasceu Policial de Aço Jiban, outro tokusatsu clássico que fez muito barulho no Brasil.

O engraçado é que a inspiração no filme não se limita apenas ao visual, mas toda a história não nega a influência. Assim, temos um policial dando sua vida em nome da justiça e renascendo em seguida como o icônico Jiban. A diferença é que o tokusatsu não pesa a mão na violência e troca o caos urbano por monstros e uma organização medonha como vilões.

O charme de Jiban está nesse retrato de uma época que ele se tornou. Isso sem falar de todos os gadgets e veículos que ele tinha à sua disposição, algo que continua legal até hoje.

Policial de Aço Jiban está disponível no Prime Video.

3. O Fantástico Jaspion

 

Um clássico entre os clássicos, O Fantástico Jaspion é o tokusatsu mais conhecido do Brasil — inclusive por quem não faz a menor ideia do que é isso. A história do Campeão da Justiça marcou uma geração e definiu o que era um “seriado japonês” na cabeça do público, abrindo as portas para a invasão que vimos ao longo dos anos seguintes.

O sucesso pode ser explicado tanto pelo fato de ele ter um visual bem marcante, com sua armadura cromada, ou pelo fato da transformação da sua nave no robô Gigante Guerreiro Daileon ser sempre o ponto alto do episódio. Mas não há como negar que a história envolvendo o herói profetizado e todo esse lado místico e transcendental misturado a uma aventura de herói e monstro é algo que brinca com a nossa imaginação até hoje.

O Fantástico Jaspion está disponível no Prime Video.

2. Ultraman

 

Vamos combinar que há um quê ridículo que permeia a franquia Ultraman até hoje. De todos os tokusatsus, ele é um que não consegue (ou não quer) esconder o fato de que são pessoas dentro de uma desconfortável fantasia de borracha. E isso é o que torna tudo tão bom.

Afinal, é esse estranhamento que marca tão bem a estética do gênero como um todo. E, nesse sentido, é impossível não apontar a importância e o próprio carisma do Ultraman original, de 1966. Se hoje estamos falando dessas produções até hoje, é graças a ele.

O primeiro Ultraman é um alienígena gigante vindo de Nebula M78 e que chega à Terra em meio a uma caçada a um monstro espacial. No processo, ele acaba acertando a nave de um piloto humano e, para salvá-lo, incorpora sua existência à do rapaz. A partir disso, temos toda a mitologia da família Ultra e desse universo de histórias contra forças vindas de outros planetas.

1. Kamen Rider Black

 

Fechando nossa lista, uma série que foi sucesso quando passou no Brasil nos anos 1990 e que continua excepcionalmente muito boa até hoje. Não por acaso, háquem veja Kamen Rider Black como o ápice de toda a franquia do motoqueiro mascarado e também um dos melhores tokusatsus já feitos.

Tudo bem que a nostalgia nos torna suspeito para dizer isso, mas o herói tem o traje mais icônico de toda a série e também uma das tramas mais envolventes. Pouca coisa é mais comovente do que a história de dois irmãos separados, ainda mais quando o destino reserva um embate emblemático para eles.

Assim, o tokusatsu traz esses dois irmãos que são sequestrados por uma seita maligna que pretende dominar o mundo. Só que um deles consegue escapar e, de quebra, ainda se transforma no herói Kamen Rider. Com suas novas habilidades, luta não só para salvar o planeta, mas também seu irmão perdido — mas pode ser que já seja tarde demais.

Kamen Rider Black está disponível no Prime Video.

Leia mais matérias no ItechNews .

Trending no :

  • 5 motivos para NÃO comprar o Volkswagen Polo Track
  • Quais iPhones serão descontinuados com lançamento do iPhone 15?
  • Cientistas criam bateria feita inteiramente de comida
  • Primeiro voo do foguete Starship deixa crateras e danos
  • El Niño pode chegar nos próximos meses, apontam cientistas
  • Crítica Ursinho Pooh: Sangue e Mel | Filme slasher peca no roteiro