O Canvas fica nos chats, mas em um lugar separado das mensagens. Dá para colocar links, imagens, textos, apps e até mesmo funções do app, como requisições de serviço. Também é possível adicionar comentários e ver o histórico de alterações.
Falando assim, pode parecer complicado. O Verge tem uma explicação mais simples: pense em um Google Docs dentro do Slack. Pelas imagens, eu diria que está mais para Notion do que Docs, mas a ideia é esta: um espaço para criar documentos e páginas com diversos elementos.
Assim, dá para escrever uma FAQ, desenvolver um guia para novos funcionários ou listar links para ferramentas usadas, por exemplo. Tudo fica disponível para a equipe, sem precisar procurar no histórico do chat ou recorrer a outra plataforma.
Atualmente, a solução para isso dentro do app é fixar algumas mensagens, ou colocá-las nos favoritos.
Para empresas em que o Slack é uma parte central do fluxo de trabalho, o Canvas pode até fazer mais sentido que o Docs, em alguns momentos.
O compartilhamento, por exemplo, é mais fácil, já que dá para marcar o canal com que você quer dividir o Canvas — mais simples do que caçar o e-mail de todo mundo.
Slack Canvas parece, mas não é o Google Docs
Apesar da comparação, o Slack diz que o Canvas não vai tentar substituir o Docs ou outras ferramentas do tipo.
Para Ali Rayl, vice-presidente sênior da empresa, o Canvas é um espaço flexível, mas o Google Docs continua tendo 100% de sua importância. Parte disso é porque o Canvas não oferece opções tão avançadas de formatação, por exemplo.
Mesmo assim, ao reunir um recurso que antes dependeria de um segundo app, o Slack se torna mais competitivo no mercado e mais prático para as empresas. A plataforma já faz isso há algum tempo com os Círculos ou Huddles, que oferecem chamadas de áudio e vídeo em grupo.
Pouco a pouco, o mensageiro em grupo vai se tornando uma central de trabalho mais completa.
Com informações: The Verge, Engadget
Canvas é um editor de documentos dentro dos chats do Slack
You must be logged in to post a comment.