Cientistas da Noruega publicaram recentemente seu mapeamento inédito de rios ao redor de todo o mundo. O estudo focou em identificar cinturões de canais — largos corredores abertos pelos rios a partir da divisão de seu fluxo de água — entregando um produto que pode ser útil para a preservação de recursos naturais ao redor de todo o mundo.

  • Como preservar os rios?
  • Um em cada oito rios do mundo pode não ter oxigênio suficiente
Rio entrelaçado na Nova Zelândia. O cinturão de canais engloba toda a área em que o rio já correu através de suas inúmeras divisões (Imagem: Greg O'Beirne/Wikimedia Commons)
Rio entrelaçado na Nova Zelândia. O cinturão de canais engloba toda a área em que o rio já correu através de suas inúmeras divisões (Imagem: Greg O’Beirne/Wikimedia Commons)

Os cinturões de canais se formam em rios entrelaçados, quando o canal principal se divide em vários canais menores devido a irregularidades no relevo. Diversas ilhas são criadas dessa forma, gerando um “ecossistema vital e único,” nas palavras de Björn Nyberg, principal autor do estudo. O cientista afirma que estas feições que como estes locais armazenam e liberam carbono, “entender seu funcionamento pode nos ajudar a fazer previsões climáticas mais precisas.”

Björn afirma que o mapeamento realizado “oferece um nível de detalhamento sem precedentes, que pode melhorar nossa compreensão sobre os cinturões de canais dos rios e sua significância ecológica.” Para chegar a este produto, sua equipe usou imagens de satélite e métodos de aprendizado de máquina, através de um algoritmo que foi capaz de identificar toda a área sob influência dos rios.


no Youtube: notícias, análise de produtos, dicas, cobertura de eventos e muito mais! Assine nosso canal no YouTube, todo dia tem vídeo novo para você!

Os pesquisadores esperam que o estudo sirva como uma base para a tomada de decisões relacionadas à prevenção de danos por enchentes e inundações e à conservação dos ecossistemas e recursos hídricos.

Além de ter sido publicado na revista Nature Communications, o resultado da pesquisa está disponível através de um mapa interativo.

Leia mais matérias no ItechNews .

Trending no :

  • Por que hospitais dão gelatina para os pacientes?
  • A procura pela longevidade humana já chegou ao fim, dizem cientistas
  • El Niño pode vir com força em 2023. Saiba como ele pode afetar o Brasil
  • 5 motivos para NÃO comprar o Chevrolet Onix RS
  • ChatGPT custa mais de R$ 3,5 milhões por dia para funcionar, diz analista
  • Toyota inicia vendas do “Corolla elétrico” por R$ 123 mil