A Samsung anunciou o lançamento da One UI 5 Watch, sistema operacional baseado no Wear OS para relógios inteligentes da linha Galaxy Watch. Atualmente, os smartwatches Galaxy Watch 4 e Galaxy Watch 5 rodam o Wear OS 3, construído sobre uma plataforma de código aberto pelo Google.

  • 6 aparelhos Samsung Galaxy que não terão a One UI atualizada
  • Google anuncia 9 grandes novidades para Android e Wear OS

A One UI 5 Watch deve ser lançada junto com o Wear OS 4, como uma alternativa melhorada pela Samsung, de modo semelhante ao que ocorre com os celulares. A fabricante sul-coreana revelou detalhes sobre o software que deve embarcar os relógios da empresa até o final deste ano.

Segundo a empresa, o foco é melhorar a experiência do usuário, bem como adicionar aplicativos exclusivos. Nesta primeira fase, três categorias principais devem ser abrangidas pelos desenvolvedores:


no Youtube: notícias, análise de produtos, dicas, cobertura de eventos e muito mais! Assine nosso canal no YouTube, todo dia tem vídeo novo para você!

  1. Sono;
  2. Condicionamento físico;
  3. Recursos de segurança pessoal.

A ideia é otimizar tudo que já existe nos smartwatches atuais nos três quesitos mencionados acima como forma de oferecer o melhor serviço possível.

4 grandes novidades da One UI 5 Watch

O separou as principais novidades apresentadas pela One UI 5 Watch.

4. Durma melhor

Fazer os donos de Galaxy Watches dormirem melhor é a primeira prioridade da Samsung. A interface de usuário deve trazer vários conceitos relacionados ao sono para oferecer informações úteis sobre o repouso das pessoas.

O novo sistema operacional para relógios da Samsung deve oferecer dicas para melhorar o sono (Imagem: Divulgação/Samsung)

A primeira atividade é um recurso chamado Sleep Insights. A One UI 5 Watch exibirá uma pontuação de sono da pessoa e o tempo dormindo na noite anterior. Essa nota atribuída vem acompanhada de um relatório completo de métricas, como o nível de oxigenação no sangue, as fases do sono e os índices de ronco.

Outra novidade é voltada para quem não está conseguindo dormir bem. O Sleep Coaching funciona como um treinador pessoa com dicas para construir hábitos saudáveis de sono. O assistente poderá ser acessado pelo telefone conectado ou diretamente pelo acessório no pulso, sem depender de conexão ou internet.

3. Desabilite eletrodomésticos inteligentes

Ainda sobre o sono, a One UI 5 Watch trará um recurso interessante para economizar energia e ainda melhorar a qualidade do descanso. O Galaxy Watch terá melhor conectividade com os dispositivos compatíveis com SmartThings.

Isso permitirá que os eletrodomésticos inteligentes sejam ajustados conforme o momento do usuário. A promessa é permitir a configuração de automações para desligar as luzes quando o relógio identificar seu sono ou ligar a máquina de café ao perceber que você acaba de acordar.

2. Melhor condicionamento físico

Um dos recursos mais buscados por quem compra um smartwatch é o monitoramento da prática de exercícios. A segunda grande atualização do Wear OS, agora otimizada pela Samsung com a One UI 5 Watch, será para potencializar a atividade física.

Para os particantes de exercícios físicos, o software deixará escolher a intensidade do treino (Imagem: Divulgação/Samsung)

Os sul-coreanos pretendem tornar os Galaxy Watches melhores companheiros fitness ao apresentar um novo recurso de zona de frequência cardíaca personalizada. Serão entregues ferramentas de corrida ajustáveis conforme a pessoa, além de análises em tempo real e programas de treinamento com intervalos ajustáveis.

Esse conjunto de dados permitirá que cada pessoa analise suas capacidade físicas individualmente e defina até cinco níveis de intensidade de treino: aquecimento, queima de gordura, cardio, treinamento intenso e máximo.

Além disso, o sistema permitirá a definição de rotas com opções expandidas para atividades como corrida ou caminhada. Para usuários do futuro Galaxy Watch 5 Pro, a promessa é permitir o acesso aos arquivos GPX por meio do aplicativo Samsung Health.

1. Mais saúde sem depender do celular

Se no início os relógios inteligentes incentivavam apenas bons hábitos, hoje esses aparelhos podem até ajudar a salvar vidas. A One UI 5 Watch terá um sistema de SOS atualizado que fará comunicação direta com um telefone de emergência para situações de saúde.

O sistema de SOS ligará para a emergência pelo relógio e identificará quedas (Imagem: Divulgação/Samsung)

O relógio vai transmitir informações como localização em tempo real e informações médicas, como alergias ou remédios em uso, para auxiliar vítimas de acidentes. Usuários com 55 anos ou mais terão um recurso de detecção de queda habilitado por padrão para notificar parentes ou médicos.

Quais smartwatches devem rodar a One UI 5 Watch?

Ainda não há uma lista oficial, mas é possível presumir os prováveis relógios compatíveis a partir do cenário atual. Como a One UI 5 Watch será baseada no sistema Wear OS, dá para supor que apenas os acessórios que já executam o software devem ser contemplados.

A linha Galaxy Watch, a partir do modelo 4, deve ser compatível com a One UI 5 Watch (Imagem: Reprodução/Samsung)

Essa é a provável lista de smartwatches compatíveis com a One UI 5 Watch:

  • Galaxy Watch 4
  • Galaxy Watch 4 Classic
  • Galaxy Watch 5
  • Galaxy Watch 5 Pro
  • Galaxy Watch 6 (ainda sem data de lançamento)
  • Galaxy Watch 6 Pro (ainda sem data de lançamento)

Quando será lançada a One UI 5 Watch?

Quem já possui um Galaxy Watch 4 ou Watch 5 poderá participar do teste da One UI 5 Watch a partir da inscrição no aplicativo Samsung Members. O funcionamento é semelhante aos programas de software já adotados no Android para celular.

A fabricante deve começar a permitir a instalação da versão beta até o final de maio, porém de modo restrito para testes. Se você tem um Watch 4 ou Watch 5 sobrando por aí, pode tentar se aventurar para oferecer feedback à empresa. Caso seja o seu relógio principal, a dica é esperar pela versão estável para não sofrer com bugs.

A Samsung ainda não revelou uma data definitiva de lançamento do sistema, mas a expectativa é para o segundo semestre de 2023. Como o sistema será baseado no Wear OS, a entrega deve ocorrer após alguns dias ou semanas depois do desembarque do sistema de smartwatches do Google.

Leia mais matérias no ItechNews .

Trending no :

  • Por que hospitais dão gelatina para os pacientes?
  • El Niño pode vir com força em 2023. Saiba como ele pode afetar o Brasil
  • GWM confirma novos preços da linha Haval H6 e celebra sucesso no Brasil
  • A procura pela longevidade humana já chegou ao fim, dizem cientistas
  • Robô “desmaia” após trabalhar até a exaustão — e tem vídeo disso
  • ChatGPT custa mais de R$ 3,5 milhões por dia para funcionar, diz analista