Se o seu celular continua funcionando após cair na água, ou após secar com ar fresco, a recomendação das fabricantes é a mesma: leve o celular na assistência técnica. Por mais que o seu smartphone conte com certificação IP68, a melhor, a proteção contra água é enfraquecida com o tempo — seus componentes, assim como outros do celular, sofrem desgastes.
Índice
- O que fazer se o celular caiu na água?
- Use um kit de recuperação de eletrônicos
- O que não fazer
- Colocar o celular no arroz funciona?
- Touchscreen, som, Wi-Fi e outras partes não funcionam
- Perguntas frequentes
- O que fazer se o celular caiu na água e não quer carregar?
- O que fazer se o chip parou de funcionar depois de cair na água?
- A garantia cobre reparo de celular que caiu na água?
O que fazer se o celular caiu na água?
- Desligar o aparelho
A água e a umidade causam danos, como corrosão, à placa-mãe do smartphone. Desligar o aparelho evita danos maiores.
- Remover o cartão SIM e bateria (se possível)
Depois de desligar o aparelho, remova o cartão SIM, microSD (se houver) e bateria (se seu smartphone permite retirá-la.
- Secar o excesso de água
Você pode usar papel toalha, toalha seca ou pano. De preferência use tecidos os que não soltem fiapos. Seque também a umidade na tela. Com iPhones e outro celulares que não tem bateria removível, dê leve tapas no dispositivo com as entradas de conectores apontadas para baixo.
- Usar cotonete para secar as aberturas
A Apple não recomenda usar cotonete para secar essas áreas no iPhone. No caso de smartphones da Samsung, a empresa pede para usá-lo com cuidado.
- Seque a parte interna de celulares que não abrem
Para secar a parte interna do seu celular que não abre na tampa traseira, a recomendação das fabricantes é de posicioná-lo na frente de um ventilador e em um lugar arejado. Nunca deixe o smartphone para secar embaixo do sol. Você pode colocá-lo em ambiente externo com sombra na frente de um ventilador.
- Tempo para secar o smartphone
Não há um tempo certo de quanto tempo demora para o aparelho ficar seco. Fatores como a própria umidade do ar e temperatura ambiente influenciam nesse tempo.
- Água do mar e outros líquidos
A recomendação varia de acordo com as fabricantes. A Samsung recomenda mergulhar o aparelho em água limpa por um a três minutos, enxaguando na sequência e secando como indicado no passo anterior. Água do mar e outros líquidos, como refrigerante, contém impurezas que podem acelerar a corrosão da placa-mãe.
A Apple não tem uma indicação sobre como lidar com água do mar e outros líquidos no iPhone. Todavia, independente da fabricante, é recomendado que você leve o seu aparelho para uma assistência. Se o seu celular possui resistência IP68, você pode ficar mais tranquilo, já que esta é a maior certificação encontrada nos aparelhos — mas lembre que ela desgasta com o tempo.
Para religar o aparelho, Willian Toshio, gerente de produto da Positivo Tecnologia, sugere que você só faça isso após 12 horas. “Desligue-o imediatamente e evite ligá-lo por um período entre 12h e 24h. A atitude visa prevenir um possível curto circuito nos componentes internos”, diz Toshio.
Use um kit de recuperação de eletrônicos
Existem kits de recuperação de eletrônicos vendidos em e-commerces e lojas especializadas que podem ser usadas para secar o smartphone. Esse kit possui uma embalagem especial para acondicionar o aparelho com um agente de secagem.
Claro, se o seu celular já caiu na água, não adiantará esperar a compra do produto. Você tem que seguir os passos indicados anteriormente. Mas se você é precavido ou quer evitar futuros problemas, vale comprar o kit para essas e outras emergências.
O que não fazer
Não use secador de cabelo, aspirador de pó e nem deixe o celular no sol para remover a água. No caso de secador e do sol, o aquecimento excessivo prejudica a bateria e acelera a oxidação de componentes. Já o aspirador de pó, devido a sua potência, pode estragar botões.
Colocar o celular no arroz funciona?
Não. Essa medida é recomenada em último caso. Por exemplo, quando você não possui um ventilador por perto. O arroz cru ajuda a remover a umidade nas partes externas do smartphone, mas a água nos componentes internos continuará lá.
Além disso, quanto mais tempo você deixa o seu celular dentro do pote de arroz, maior as chances da poeira dos grãos — aí surge outro problema.
Deixar o aparelho secando ao ar livre é a melhor opção caso você não consiga usar o método descrito no início. Em seguida vem gel de sílica, areia de gato e farinha de aveia — mas este retoma o problema de poeira.
Touchscreen, som, Wi-Fi e outras partes não funcionam
Se o seu celular começar a apresentar algum problema, você precisa levar o seu celular para a assistência técnica rapidamente. O profissional realizará um banho químico (que costuma usar álcool isopropílico) para remover e diminuir a corrosão da água.
Entre os problemas decorrentes de deixar o celular cair na água estão: mal funcionamento do display (tela branca ou preta), touch falhando, problemas com a função vibrar e com wi-fi.
Perguntas frequentes
O que fazer se o celular caiu na água e não quer carregar?
Realize a secagem do seu smartphone e aguarde 5h após o fim do processo (se for um iPhone) para tentar carregá-lo. Se mesmo após a secagem ele continua com esse problema, leve o celular na assistência.
O que fazer se o chip parou de funcionar depois de cair na água?
Leve o aparelho para a assistência técnica. O profissional deverá avaliar os danos e entender se o problema foi no chip ou em outro componente. Se foi apenas o dano no chip, você terá que adquirir um novo na sua operadora.
A garantia cobre reparo de celular que caiu na água?
Depende. A Samsung informa que não há garantia para danos resultantes de uso irregular, incluindo derramamento de líquidos. Porém, o advogado Feliciano Lyra Mora, sócio do Serur Advogados, diz que a fabricante ou vendedora pode arcar com o reparo se houver falha da resistência à água, uma especificação usada pelas empresas para atrair os consumidores.
“Em não sendo constatado o mau uso do equipamento pelo consumidor, a garantia prevalece, com efeito, tendo o fabricante ou qualquer um dos envolvidos na cadeia de venda anuído na comercialização de produto cujas características de atração do consumidor, entre outras, é a resistência à água, não pode vir bloquear seu dever sob o argumento de haver cláusula contrária, cuja eventual prevalência deverá ser mitigada.”
O que fazer se o celular cair na água?
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