Na publicação em seu blog, a PlayStation divulgou também a interface de usuário do controle adaptável, que possui um kit com botões e outros acessórios para atender a maior variedade de deficiências. A escolha de apresentar mais detalhes do controle Access nesta quinta-feira (18) está relacionado com o Dia Global de Conscientização sobre Acessibilidade, celebra sempre na terceira quinta de maio.
Controle Access tem kit para personalizar botões e joystick
O controle Access terá três opções de joystick (o popular botão analógico) e diversas opções para os outros botões. Por exemplo, o usuário pode equipar o “X” com um botão arredondado e o R1 com uma tecla gatilho, similar ao DualSense e que pode ser orientado com a ponta para cima ou para baixo.
Essas opções visam atender a maior quantidade de dificuldades motoras. Por exemplo, uma pessoa que não consegue abrir a mão, mantendo-a em forma de concha, pode usar o botão arredondado para ativar a corrida de um personagem.
Apesar de não adiantar o preço e apenas dizer que lançará o controle nos próximos meses, a Sony informou o conteúdo da caixa:
- Três botões analógicos (padrão, domo e bola);
- Botões retos;
- Botões “almofadas”;
- Botão “duplo”, que usa dois espaços no controle e é mapeado com dois funções;
- Botão “alongado”, com uma parte mais próxima do botão central;
- Botão gatilho, que pode ser posicionado para cima ou para baixo, permitindo que seja “puxado” ou “empurrado”;
- Tags com as letras dos botões para identificar o mapeamento do Access;
O controle adaptável permitirá ainda que o usuário o gire em 360 graus, ajuste a distância do analógico e o instale usando um tripé ou suporte na mesa. Para esta instalação, o Access conta com três espaços para prendê-lo — similar ao usado em volantes para jogos de corrida.
O usuário ainda pode usar as entradas auxiliares para instalar outro joystick adaptável ou conectar o DualSense para usar o Access como um único controle. Esta configuração permite também que dois players joguem de maneira colaborativa.
Interface do controle Access permite criar diferentes perfis
Na interface mostrada pela Sony, é revelado que os usuários poderão criar diferentes perfis de uso para o Access. Desse modo, o consumidor pode utilizar diferentes configurações do controle para determinados jogos. O perfil pode ser trocado pelo botão “Profile”, localizado na base do joystick.
Assim como é feito no DualSense, o Access permite definir a sensibilidade e “zona morta” do analógico.
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