Com a chegada do recurso, a Cortana, assistente do Windows lançada em 2014, seguirá para o cemitério de tecnologias que não vingaram. Apesar disso, ela continuará disponibilizada no Windows 10 — um sistema operacional com mais instalações que o Windows 11, mas não significa que ela é popular. A Microsoft não confirmou o fim da Cortana no Windows 11, mas também não disse nada sobre ela.
Windows Copilot é o novo “assistente pessoal” do Windows 11
De acordo com a Microsoft, o Windows Copilot é um “assistente pessoal”. Tal qual o J.A.R.V.I.S. do Homem de Ferro, o Copilot é uma inteligência artificial que irá entender o usuário para entregar a melhor experiência ao usar o Windows 11.
A diferença do novo assistente para a Cortana é que esta não foi desenvolvida com os modelos de linguagem que revolucionaram as inteligências artificiais, deixando-as realmente inteligentes e com capacidade de se desenvolverem.
O principal fator para prever um maior sucesso do Windows Copilot é a maturidade do usuário. “A Cortana precisou andar para o Copilot correr”. Claro, o sucesso do ChatGPT no fim de 2022 e os anos de investimento da OpenAI e Microsoft também fizeram das novas IAs produtos mais acessíveis — no sentido de permitir o uso para o maior número de pessoas.
O Bing Chat e ChatGPT foram “testes” tão fundamentais para mostrar essa maturidade. Tanto que a Microsoft anunciou a compatibilidade dos plug-ins dessas IAs para o novo assistente virtual.
Por enquanto, o Microsoft Copilot não substituirá o campo de pesquisa na barra de tarefas. O copiloto do Windows 11 terá um botão dedicado. Ao ser ativado, o Copilot abrirá uma janela vertical no canto direito da tela (como mostrado no vídeo anterior).
Com informações: The Verge e Microsoft
Microsoft enterra Cortana de vez e anuncia Windows Copilot para o Windows 11
You must be logged in to post a comment.