O YouTube informou nesta semana que o YouTube Stories chegará ao fim — para a tristeza de milhões (contém ironia). A plataforma de vídeos publicou na sua página oficial que a ferramenta para criação dos Stories será descontinuada no dia 26 de junho. Vídeos publicados até essa data continuarão no ar por mais sete dias.

YouTube encerrará Stories no próximo mês (Imagem: Vitor Pádua/Tecnoblog)
YouTube encerrará Stories no próximo mês (Imagem: Vitor Pádua/Tecnoblog)

Lançada em 2017 e com o nome de Reels (antes da Meta usar esse nome para a sua versão do TikTok), o YouTube Stories era mais do que a resposta do Google ao recurso do Instagram. A ideia por trás dos vídeos curtos e de “baixa meia-vida” era dar aos criadores de conteúdo uma nova forma de comunicar com seu público. Por exemplo, divulgando bastidores de produções, novidades e atualizações no canal.

YouTube Stories será encerrado sem lamentações do público

Enquanto o Orkut foi encerrado com “homenagens” nas outras redes e com um arquivo das suas comunidades, o YouTube Stories não será lembrado pelo público e provavelmente nem mesmo pelos criadores de conteúdo. O Stories só estava liberado para canais com mais de 10.000 inscritos, poucos criadores usavam e o YouTube nem se dava o trabalho de promover o recurso. O mais surpreendente é que ele ainda existia.

No comunicado sobre o fim do YouTube Stories, a plataforma divulgou que o motivo para encerrar o recurso é ampliar o foco nas outras ferramentas de criação de conteúdo. O YouTube citou as postagens do Comunidade, vídeos em formato longo, transmissões ao vivo e o Shorts — recurso de criação de vídeos curtos para competir com o TikTok.

YouTube Stories no aplicativo mobile. Você lembra? (Imagem: Reprodução/Tecnoblog)
YouTube Stories no aplicativo mobile. Você lembra? (Imagem: Reprodução/Tecnoblog)

Na publicação, o YouTube também informou que as ferramentas de Comunidade e Shorts são as melhores alternativas para entregar o que o Stories prometia. Algumas semanas atrás, a plataforma liberou o uso do Comunidade para mais criadores de conteúdo, além de adicionar a opção das mensagens expirarem após 24 horas.

Aproveitando o comunicado do fim do Stories, o YouTube revelou que a taxa de conversão de inscritos dos Shorts é maior do que a do futuro defunto.

Com informações: The Verge

YouTube Stories será encerrado e fato dele ainda existir é uma surpresa